Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo será cenário de minissérie produzida pela TV UFPB
28/6/2017 - Secretaria de Cultura

Paulo Lima


A ornamentação reciclável, colorida e especial do São João de Cabedelo, além das suas paisagens, locais históricos e manifestações culturais da cidade, como o Ballet Municipal e a Quadrilha Junina Viana, chamaram a atenção da emissora de TV UFPB (Canais 43 - TV Aberta - e 22 na NET). Durante os meses de junho a novembro, o canal gravará na cidade uma minissérie em dez capítulos chamada "O sumiço de Santo Antônio", prevista para ser lançada no início do ano que vem. 

A equipe técnica da minissérie, formada, principalmente, por alunos dos cursos de Cinema, Rádio e TV, Mídias Digitais e Teatro da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), esteve presente, esta semana, na Praça Getúlio Vargas, cenário para o São João na cidade. Com o apoio da Secretaria de Cultura (Secult), a TV UFPB gravou cenas que serão incluídas na produção com a Quadrilha Junina Viana, o Ballet Municipal e com atores cabedelenses.

A estrutura e decoração da Praça serviram de palco para as cenas finais da minissérie. Durante o restante das filmagens, outros pontos de Cabedelo também serão cenários para a produção, a exemplo da Fortaleza de Santa Catarina, a Capela de São Sebastião, o bairro de Camalaú e os estabelecimentos comerciais que estejam dispostos a fazer parceria. 

O secretário de Cultura, Walmarques Júnior, destacou a parceria da Prefeitura com o projeto e falou um pouco de como foi a escolha da TV UFPB por Cabedelo. 

"Como cidadão, ver minha cidade ser escolhida para a realização desse projeto me deixa muito feliz. E para nós, que integramos a gestão municipal, tudo isso é muito importante, pois a equipe da TV UFPB entrou em contato conosco, justamente, por conhecer o Ballet Municipal, um trabalho nosso que tem rendido muitos frutos. Cabedelo tem o que eles querem mostrar: nossas tradições, nossas paisagens, nossa arquitetura, nosso povo... E ainda estão aproveitando a estrutura e a decoração da praça e do pavilhão para o São João, que, este ano, se superou em beleza e estrutura", afirmou Walmarques, que também é ator e aceitou o convite para atuar na trama, dando vida ao detetive que investiga o sumiço do santo. 

Além da satisfação de ver Cabedelo aparecer no cenário de uma minissérie, os benefícios para cidade vão mais além. "Eles também oferecerão, como contrapartida, a realização de oficinas formativas de roteiro, de maquiagem, dentre outras, com os jovens de nossa cidade", completou Walmarques. 

A diretora de artes cênicas da TV UFPB, Cely Farias, que também dirige a minissérie junto com Valeska Picado, falou sobre como surgiu o projeto, e justificou a escolha por Cabedelo.

"Essa minissérie começou a ser idealizada há 5 anos, e somente agora reunimos as condições desejadas para a execução do projeto. Tudo tem sido desenvolvido através de oficinas formativas realizadas com os alunos da UFPB, que também serão estendidas para os cabedelenses. Ter Cabedelo como cenário foi uma boa sugestão de Joelma Ferreira, coordenadora do Ballet Municipal, que é  nossa parceira e também integra a nossa equipe. Através dela, conhecemos o secretário Walmarques, que também abraçou a nossa ideia e nos possibilitou essa parceria com a Prefeitura”. 

A história - "O sumiço de Santo Antônio" surgiu através de um projeto pedagógico de uma escola de João Pessoa, quando um aluno de 7ª série, Caio Félix - neto de Jurandir do Sax, fez um projeto de radiodifusora dentro da unidade escolar para reproduzir uma radionovela. 

A história será um romance no estilo literário nordestino, narrado por um poeta cantador. O enredo se desenrola na cidade fictícia de Vila Pequena, onde a imagem do Santo Antônio desaparece da Igreja. O padre, indignado, vai à delegacia e lá, junto com outras autoridades, determina que todas as mulheres solteiras, viúvas e separadas compareçam para depor, e proíbe a festa da cidade até que o santo apareça. 

"O enredo traz personagens que se identificam com a história do nosso povo, com pessoas que já conhecemos. Por isso que escolhemos Cabedelo, pois apesar de  já ser uma cidade moderna com grandes avanços, mantém características históricas, e tem essa preocupação de manter a cultura viva.  Além de termos a contadora de histórias Tia Beta como referência, ela é nossa fonte de inspiração. Toda história será narrada por um poeta cantador deficiente visual, cujo nome será Cristovam, em homenagem ao comediante paraibano Cristovam Tadeu que nos deixou recentemente", explicou Valeska Picado, assistente de direção e roteirista.

A minissérie com direção de Cely Farias; Assistência de direção de Valeska Picado; trilha musical do regente, compositor e produtor musical, Carlos Anísio, que também interpretará o poeta cantador Cristovam; roteiro de Valeska Picado e do maestro Carlos Anísio; produção de Mônica Brandão; direção de Arte de Valeska Picado; figurinos e adereços de Karin Picado; direção de fotografia de Niltildes Batista; coreografias de Joelma Ferreira. O elenco base é composto por alunos dos cursos de Teatro da UFPB, jovens atores e atores paraibanos convidados, como Zezita Matos, Osvaldo Travassos, Rosa Carlos, Mônica Macedo e Maria Bethânia. Participações especiais da Quadrilha Junina Viana e do Ballet Municipal de Cabedelo. 

Com uma carreira de quase 60 anos no teatro, e filmes premiados no currículos, como "Cinema, Aspirinas e Urubus", "Baixio das Bestas" e "O Céu de Suely", a atriz paraibana Zezita Matos, que recentemente interpretou a nordestina "Piedade" na telenovela "Velho Chico", da Rede Globo ficou feliz por atuar em Cabedelo e contracenar com jovens atores. 

"Sou cidadã daqui também, pois eu tenho residência no bairro de Intermares. Para esse trabalho, tivemos todo o processo de ensaios, debates, leitura e discussões sobre o texto e foi tudo muito coletivo. E isso sempre me encanta. Saber do apoio da Prefeitura de Cabedelo foi muito interessante. O secretário de Cultura e o prefeito Leto Viana estão de parabéns e deveriam estar sempre abertos a esse tipo de parceria, porque nós também estaremos para buscá-las. Eu acho muito bom trabalhar com jovens atores e com pessoas que estão começando, pois isso alimenta ambos os lados”, afirmou Zezita. 

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180