Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
MUTIRÃO CIDADÃO DA LIMPEZA - Moradores do Jardim Manguinhos e Jardim Brasília recebem ações de cidadania e limpeza
11/7/2017 - Secretaria de Infraestrutura

Renan Oliveira



O prefeito Leto Viana participou, nesta terça-feira (11), do início de mais uma edição do Projeto Cidadão Mutirão da Limpeza, promovido pela Secretaria de Infraestrutura. A iniciativa, desta vez, beneficiou os moradores dos bairros de Jardim Manguinhos e Jardim Brasília, que receberão, ao longo deste mês, serviços de limpeza, iluminação, coleta seletiva, poda e outras ações que visam a melhoria de sua qualidade de vida. 

O Mutirão teve início em junho, no bairro de Camalaú, e deve abranger todos as 23 comunidades de Cabedelo, em ações de cidadania que integrem a população local com a gestão municipal. 

“Mais importante do que os serviços que serão realizados nesses bairros, é a participação da população, orientando e reivindicando ações que considerem urgentes. Esse Mutirão, não à toa, é chamado, também, de Cidadão, pois busca, acima de tudo, fazer com que os moradores sejam agentes ativos e principais das da atuação do poder público em sua comunidade”, destacou Leto. 

Durante o início das atividades dessa segunda edição, as Secretarias parceiras do Projeto – Educação, Saúde, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana, Ação e Inclusão Social, Mulher e Defesa Civil – promoveram ações e campanhas voltadas à população presente, como oferta de testes rápidos para HIV e Sífilis, orientação sobre Bolsa Família e demais programas assistenciais mantidos pela Prefeitura, e distribuição de cartilhas informativas sobre segurança no trânsito e no período de chuva. Alunos das Escolas Municipais Agripino José de Moraes e Marizeuda Lima da Silva também estiveram presentes na Praça Manguinhos, divulgando o Projeto Eu curto leitura.

“Trata-se de uma iniciativa que engloba várias ações de rotina de governo, nesse caso, em parceria com outras Secretarias. Dessa forma, além da solução efetiva das necessidades dos moradores, a ação nos permite promover a conscientização da população para novos hábitos de cidadania. Oportunidade em que reforçamos a necessidade do respeito à preservação, zelo, responsabilidade e atitude em favor da conservação patrimonial e ambiental do lugar onde residem”, explicou a secretária de Infraestrutura, Érika Gusmão. 

As ações iniciadas nesta terça-feira em Jardim Manguinhos e Jardim Brasília continuarão ao longo do mês, até a conclusão dos serviços previstos e solicitados pela população local.

“A luta tem sido grande aqui na comunidade para que algumas pessoas ajam de maneira certa. A gente vê que o caminhão de lixo passa diariamente, inclusive nas ruas de trás do bairro, mas ainda tem gente que prefere descartar o lixo em qualquer lugar, perto da linha do trem, e até no meio da rua. Por isso esse tipo de projeto e de conscientização é importante demais”, observou a moradora Rosilene da Penha.

“Uma ação como essa se antecipa ao reclamo do morador. Hoje, é a Prefeitura que vem ao encontro da gente. E isso tem que ser elogiado”, completou comentou a presidente da Associação dos Moradores de Jardim Manguinhos. Glória Maria. 

Serviços - A Secretaria de Saúde (Sescab) disponibilizou uma Unidade Móvel de Saúde, oferendo serviços de medição de glicemia e pressão arterial, orientações contra o tabagismo e testes rápidos para detecção de HIV e Hepatite, além de vacinas contra gripe, tétano e hepatites.

Também estiver presentes a Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais), atualizando cadastros do Bolsa Família, e o Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), atuando em ações de fortalecimento de vínculos junto à comunidade.

À Secretaria de Políticas Públicas Para as Mulheres (SEPM) coube levar esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha, os projetos Ondinas de Cabedelo, Mel de Rosas e Mulher Saudável. 

Já a Defesa Civil esteve presente com agentes mirins, coordenados pelo Pastor Paulino e Marcos Júnior, que distribuíram cartilhas de orientação sobre o adequado manejo do lixo, contribuindo para a redução de entupimentos de galerias de águas e esgoto.
Em trabalho semelhante ao da Defesa Civil, coube à Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura (Semapa) oferecer esclarecimentos sobre a coleta seletiva e sobre podas de árvores. 

Finalmente, a Semob se fez presente regulando o trânsito local e prestando orientações sobre humanização do trânsito, principalmente relacionadas ao uso de capacete em motos e a proibição de condução de crianças nestes veículos.

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180