Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Professores de Educação Física participam de capacitação em primeiros socorros
20/7/2017 - Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer

Rennan Oliveira


As Secretarias Municipais de Educação (Seduc) e de Esportes, Juventude e Lazer (Sejel) deram inicio, nesta quarta-feira (19), no auditório do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), ao Curso de Formação em Primeiros Socorros para professores de Educação Física e monitores do Programa Mais Educação.

Até sexta-feira (21), cerca de 40 profissionais que atuam nas unidades escolares de Cabedelo vão ser capacitados a agirem em situações que envolvam riscos à saúde dos alunos. O objetivo é habilitar os profissionais em técnicas e protocolos a serem adotados em ações preventivas e curativas das possíveis situações clinicas e traumáticas.

“Essa iniciativa é uma continuidade de um processo que a Seduc já vem desenvolvendo, que é a formação continuada em todas as áreas de conhecimento. A temática dos primeiros socorros tem uma aplicabilidade importantíssima no dia a dia dos nossos alunos. Em qualquer urgência dentro da escola, o professor de educação física vai estar apto a sanar esse tipo de ocorrência. Também em qualquer problema de saúde dentro da escola, qualquer eventualidade, o professor vai estar pronto para resolver e encaminhar para um hospital ou para um pronto atendimento”, definiu o secretário da educação, Alsony Meireles.

O secretário de Esporte, Emerson Lucena, comentou a importância da capacitação para que os professores estejam aptos a atuar, em caso de algum acidente ou fatalidade no âmbito escolar, com conhecimento e segurança.

“Sabemos que, infelizmente, existem fatalidades que acontecem no nosso dia a dia, nas nossas casas, assim como nas escolas, que é o ambiente onde os educadores físicos prestam um serviço importante para nossa cidade. Então, esse momento aqui é uma troca de conhecimentos e de experiência, uma forma de melhorarmos ainda mais na questão dos primeiros socorros, para que possamos dar uma segurança maior para nossas crianças nas creches e escolas municipais. Ademais, esse convênio com o Unipê só vem a engrandecer não só os professores, mas também o serviço que a Prefeitura de Cabedelo presta a toda a comunidade”, declarou.

O curso - As temáticas discutidas englobam desde o estudo das condutas de prevenção de acidentes nas escolas até os fundamentos teóricos, metodológicos e legais dos atendimentos dos primeiros socorros em Educação Física.  O curso é ministrado pelo professor do Unipê, Vinicius de Gusmão Rocha, mestre em Medicina do Esporte e especialista em Gestão em Emergência.   

“Extremamente importante a iniciativa de Cabedelo. Demonstra a preocupação que há por parte das Secretarias que estão buscando melhorar a questão da qualidade da assistência dos profissionais dentro das escolas. É uma iniciativa louvável que vai aperfeiçoar professores, melhorar a qualidade e diminuir qualquer preocupação que pais e mães possam ter ao colocar seus filhos na escola. O conhecimento adquirido faz a diferença entre a vida e a morte, principalmente no trabalho com crianças, cuja responsabilidade direta é do professor que o assiste”, destacou Vinicius. 

No curso, de cunho teórico-prático, foram abordados temas como a prevenção e sua importância para evitar ocorrência de acidentes; avaliação preliminar do paciente e de como agir, em casos de parada respiratória, parada cardiorespiratória e obstrução das vias aéreas; urgências traumáticas, com ferimentos, hemorragias, contusões; quadros convulsivos,  transporte e acionamento dos serviços de emergência.

“Toda pessoa, seja criança, adulto ou idoso, ao praticar exercícios físicos, esta suscetível a lesões corporais, acidentes agudos ou alguma ocorrência crônica. Nessas situações, o profissional que está em primeiro contato, geralmente, é o professor de educação física, então ele tem que está apto a prestar o atendimento básico para poder minimizar os riscos. Esse curso, portanto, tem a proposta de subsidiar o professor de educação física com os conhecimentos para os socorros urgentes e primeiros atendimentos”, explicou o coordenador de educação física escolar, Eric de Lucena Barbosa.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Reforma e Ampliação da Escola Miranda Burity
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180