Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Arte-educadores participam de formação sobre legado cultural do Padre Alfredo Barbosa
20/7/2017 - Secretaria de Educação




As atividades relativas ao Ano Cultural Padre Alfredo Barbosa continuam promovendo diversas ações pela rede escolar de ensino. Nesta quarta-feira (19), foi a vez dos arte-educadores participarem de uma formação específica abordando o tema da cultura na visão do pároco homenageado. 

A capacitação aconteceu no Centro Integrado Imaculada Conceição, em Camalaú, e reuniu 30 professores, que tiveram a oportunidade de alinhar as atividades artísticas desenvolvidas na sala de aula com os alunos ao tema proposto pelo Ano Cultural. Na ocasião, ainda foi apresentado o hotsite do projeto e reproduzidos vídeos com depoimentos e entrevistas que estimularam a realização de debates acerca do tema.

"Trazer a temática do Ano Cultural para os professores em um encontro de formação é ajudá-los a desenvolver um trabalho com mais consistência, dinamismo e criatividade. Temos muitos professores que não são de Cabedelo, e torna-se fundamental que eles recebam informações sobre a nossa história para que seu trabalho se torne mais fácil e eficiente. Nesse contexto, é importante que eles conheçam quem foi e como atuou o Padre Alfredo, principalmente no âmbito cultural, que é o nosso foco. Há muitas formas de expressões culturais de dança, música e artes cênicas que tiveram grande incentivo com a passagem do Padre, e é importante que o nosso professor possa conhecê-las", ressaltou a coordenadora do Centro de Arte e Cultura, Marileide Lourenço. 

Para a coordenadora da Comissão do Ano Cultural, Célia Aguiar, a capacitação vai permitir que os professores sejam multiplicadores da história e do legado cultural do Padre Alfredo Barbosa, levando para a sala de aula a importância do pároco para a cidade.

"Quando a gente faz uma formação sobre artes com a participação do Ano Cultural é porque queremos que as escolas recebam todo conteúdo que já estamos divulgando através dos próprios professores. Esses arte-educadores serão multiplicadores e vão atuar diretamente com o alunado, são eles que podem preparar os projetos e promover essa pesquisa sobre o homenageado de cada Ano Cultural". 

Shirley Batista, professora de artes da escola municipal Rosa Figueiredo de Lima, saiu do encontro muito satisfeita e entusiasmada com a formação, e ressaltou em que reflete essa atividade.

"Está sendo maravilhoso e de suma importância poder participar. Essas capacitações sempre servem para nos orientar, principalmente, sobre o Ano Cultural. É importante porque através delas conhecemos toda trajetória da pessoa que está sendo homenageada. Eu participo todos os anos e percebo que isso tem contribuído cada vez mais, principalmente, com relação aos professores que são de outros municípios, como eu”. 

Concurso Cultural – Desde o começo do mês estão abertas as inscrições para  o Concurso Cultural “Prêmio Padre Alfredo Barbosa”, em duas modalidades: Comunidade Cabedelense e Escolar. O Concurso faz parte das atividades do Ano Cultural em homenagem ao primeiro pároco de Cabedelo, e busca valorizar o estudo da cultura e história local, fomentar o desenvolvimento de atividades artísticas, produção e disseminação de conteúdos literários e o desempenho linguístico nas escolas da rede pública municipal de ensino e na Comunidade Cabedelense. 

As inscrições ocorrerão em duas fases: Adesão ao Concurso e Entrega dos Trabalhos. Para a primeira, o cadastro segue até o dia 10 de outubro nas modalidades Escolar e Comunidade Cabedelense. Já para a segunda fase, as inscrições começam no dia 10 de outubro e terminam no dia 10 de novembro.
 
Para a modalidade Comunidade Cabedelense, as inscrições são abertas a todos os cidadãos residentes e/ou que trabalhem em Cabedelo, e envolvem as categorias Desenho/pintura, Representação Cênica, Fotografia e Música. Serão premiados sete trabalhos, em um investimento total de R$ 3.300. 

Já na Modalidade Escolar, participam unidades de ensino da rede pública municipal de Cabedelo, com trabalhos de alunos sob a orientação dos professores, acerca da vida/obra do Padre Alfredo Barbosa. Serão premiados 38 trabalhos, em um investimento total de R$ 8.900, em categorias distribuídas nos diversos níveis de escolaridade do ensino público municipal.

Para se inscrever, os interessados devem preencher os formulários de inscrição e entregá-los na Coordenação do Ano Cultural, localizada na  Seduc – Avenida Pastor José Alves de Oliveira, S/N, Camalaú. 

Secom Cabedelo







Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180