Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Professores do Fundamental I participam de formação em Contação de Histórias
21/7/2017 - Secretaria de Educação

Rennan Oliveira


A Secretaria de Educação de Cabedelo (Seduc), dentro da programação do Programa de Formação Continuada, realizou, nesta sexta-feira (21), no Auditório da Seduc, mais um encontro mensal com o tema “Contação de Histórias”. O curso, destinado a 102 professores do Ensino Fundamental I, ocorreu pela manhã e tarde.

O tema “Contação de Histórias” integra as orientações do “Pacto pela alfabetização na idade certa – Pnaic”, do Ministério da Educação (MEC). Suas metas para 2017, recentemente atualizadas, propõem a redução da idade máxima para efetiva alfabetização das crianças de 9 para 8 anos.

“É gratificante ver o interesse e o compromisso dos nossos educadores com esse esforço em busca de aperfeiçoamento pedagógico. Compromisso esse focado na alfabetização efetiva de nossas crianças e que tem mostrado seus resultados ao longo do processo, mês a mês”, comentou o secretário Alsony Meireles.

Cabedelo é um dos municípios nordestinos pioneiros na adesão a essa prática pedagógica, visando alfabetizar todas as crianças até a 3ª Série do Fundamental I.

“Essa formação aborda um dos pontos do programa do Pnaic chamado “Leitura deleite”. É uma prática que trabalha para que a criança se sinta em uma atmosfera lúdica, exercitando uma leitura prazerosa, de maneira a integrar-se no tema da história, com importante ganho na aprendizagem”, explicou a coordenadora do Pnaic em Cabedelo, Selma Gomes Ferreira.

Esse tipo de abordagem pedagógica demonstrou excelentes resultados, principalmente no Nordeste, aumentando, de forma importante, os índices de alfabetização na região.

“É uma ótima oportunidade de conhecermos novas abordagens de uma prática que visa proporcionar um ambiente lúdico para nossas crianças. É quando o aluno sai de práticas rotineiras, às vezes desestimulantes, e passa a realizar uma leitura divertida, de forma mais interessante e criativa. O resultado só pode ser a melhoria dos níveis de aprendizado”, destacou Viviane da Silva Araújo, da Escola Altimar Pimentel.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180