Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Mutirão Cidadão da Limpeza leva serviços assistenciais, de infraestrutura e saúde à comunidade do Jardim Brasília
25/7/2017 - Secretaria de Infraestrutura

Michael Sampaio



A Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) promoveu, nesta terça-feira (25), mais uma edição do projeto Mutirão Cidadão da Limpeza. A ação dessa vez beneficiou a comunidade de Jardim Brasília, e foi operacionalizada em atendimento ao apelo da população local. Durante os próximos 15 dias, equipes da infraestrutura estarão atuando no bairro com serviços de limpeza das ruas e galerias pluviais e iluminação pública.

O Dia D do Mutirão concentrou-se em frente à Unidade de Saúde da Família (USF) de Camalaú e, além dos serviços de infraestrutura, as Secretarias de Saúde, Educação, Meio Ambiente, Ação e Inclusão Social, Esportes, Mobilidade Urbana, Mulher e Defesa Civil levaram ao local ações e informações acerca de seus serviços e programas assistenciais. 

“Essa atividade no Jardim Brasília é uma extensão daquela que fizemos em Jardim Manguinhos, no início do mês. Trabalhamos, na etapa anterior, a principal do bairro, e agora estamos atuando nas transversais para concluir essa fase do mutirão”, explicou o coordenador do projeto, Cristiano Porfírio, que ainda revelou que a ação no Jardim Brasília atendeu à reivindicação das lideranças comunitárias locais em promover, através da integração dos serviços públicos, o atendimento às necessidades da população.

“Houve um forte apelo da liderança comunitária em trazer a ação para dentro do bairro e, especialmente, para os serviços serem instalados em frente à USF local. Isso para que a comunidade pudesse participar dessa ação. Partiu da observação da carência da população local de trabalhos, como os da Ação Social, da Educação e da Saúde...  Serviços que vão desde vacinação, cadastro escolar,  bolsa família,  cartão de idoso”, completou.

Para o presidente da Associação Comunitária de Jardim Brasília, Edmilson Miguel da Silva, o projeto Mutirão Cidadão da Limpeza é de grande valia para o bairro, principalmente, por integrar os moradores às ações de limpeza e cidadania. 

“Avaliamos essa ação como parte de um projeto de grande valia para nossa cidade e nossos bairros. Estamos reativando a associação para pudermos fazer um trabalho junto com a gestão e promover a integração da comunidade com a administração. A ação foi iniciada dia 11, reunindo Manguinhos e Brasília, e foi uma reivindicação nossa que os serviços das demais Secretarias estivessem hoje à disposição da população daqui. Eles abraçaram nossa causa e está dando certo, pois as ações quando aparecem sempre acabam dando bons resultados. Aos poucos vamos educando a comunidade de casa em casa, visitando pessoa por pessoa, para que ela venha a aderir e participar do projeto”. 

Para a pastora e psicóloga Verônica Pereira, as ações itinerantes do Mutirão contribuem positivamente para a mobilização comunitária e transformação da realidade local.  

“Paramos um pouco para ouvir a necessidade da comunidade, para nos colocarmos no lugar de cada um deles, para que venhamos a trabalhar juntos e em parceria com a gestão em prol do nosso bairro. Esse é um processo de sensibilização para compreensão e participação mais efetiva. O projeto tem sido muito bom, tem vindo para somar e estamos juntos para dar o nosso melhor. É um projeto novo e estamos trabalhando, primeiro, a conscientização. Mesmo assim, acredito que a população aceitou de uma forma positiva e grandes avanços ainda virão através dessas ações”, declarou.    

Secom Cabedelo
 





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180