Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Secretaria da Mulher dá início ao projeto Agosto de Maria nas escolas de Cabedelo
16/8/2017 - Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres

Michael Sampaio



A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por intermédio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM) deu início, nesta terça-feira (15), às atividades do projeto "Agosto de Maria", baseado na Lei municipal 1.839/2017, que determina a inserção, no currículo escolar, de abordagens acerca da Lei Maria da Penha (Lei federal nº 11.340/2006) durante todo o mês de agosto. 

A primeira abordagem aconteceu na escola municipal vereador Pedro Américo, situada no bairro do Jacaré. No pátio da unidade, mais de 40 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) acompanharam a apresentação de Luciana Guimarães e Juliana Ataíde, assistente social e assessora jurídica da SEPM, respectivamente. As duas também são as palestrantes do "Agosto de Maria" e vão trabalhar a temática da violência doméstica em rodas de conversas, palestras, e debates se adequando à realidade de cada unidade escolar. 

O Agosto de Maria é uma iniciativa da primeira dama e vereadora Jacqueline Monteiro, e tem por objetivo abordar, divulgar e esclarecer questões sobre a violência contra as mulheres na rede municipal de ensino, fazendo alusão ao aniversário da Lei Maria da Penha, criada em 7 de agosto de 2006. A iniciativa conta com a participação das Secretarias de Educação (Seduc) e de Políticas Públicas para as Mulheres, além da Procuradoria Geral do Município.

A assessora jurídica da SEPM, Juliana Ataíde, explicou que, na segunda etapa do projeto, os educadores serão capacitados para incluir no currículo escolar as discussões em torno do tema, como proposto na lei recém aprovada.

“O principal objetivo do projeto é falar sobre a divulgação da lei e da rede de proteção, trabalhando as formas de enfrentamento à violência desde a sua origem. São temas importante para se abordar, principalmente, nas escolas, porque não existe mudança sem o envolvimento da educação. E o que se pretende não é apenas trabalhar a lei Maria da Penha quando ela já vai ser aplicada, mas desde a sua origem. A princípio, estamos envolvendo os alunos da EJA, porém, nas próximas etapas, serão feitas abordagens a partir da educação infantil. É preciso entender que não ocorre apenas a violência física, mas também psicológica, sexual e patrimonial, e que as pessoas, por não entender, também não sabem enfrentar. É importante desmistificar e trabalhar a lei Maria da Penha como um todo. O Agosto de Maria vem pra demonstrar que nossas Marias tem seus gostos e suas vontades e precisam entender que podem exercê-las", comentou. 

O projeto – O  Agosto de Maria tem inspiração no que determina a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06) em seu art. 8º, incisos VIII e IX que, dentre outras providências, recomenda a promoção de programas educacionais e o destaque, nos currículos escolares de todos os níveis de ensino, para conteúdos relativos aos direitos humanos, à equidade de gênero e de raça ou etnia, ao problema da violência doméstica e familiar contra a mulher.

Os objetivos do projeto são sensibilizar e esclarecer sobre a abrangência e as consequências da Lei Maria da Penha, mostrar novos paradigmas que tornam possível uma vida sem violência contra a mulher e debater e desmistificar as origens dessa violência, o empoderamento feminino e a necessidade de uma vida igualitária para homens e mulheres.

Também entre os objetivos está a divulgação da SEPM, gerando esclarecimento sobre o seu papel, bem como a atuação dos demais entes judiciais e extrajudiciais de assistência e/ou auxilio às vítimas de violência existentes no município.

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180