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Comunidade da Praia de Miramar recebe Projeto Mutirão Cidadão da Limpeza
22/8/2017 - Secretaria de Infraestrutura

Renan Oliveira


O projeto Mutirão Cidadão da Limpeza chegou, nesta terça-feira (22), a mais uma comunidade cabedelense. Em sua quarta edição, a comitiva de serviços capitaneada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), levou à Praia de Miramar serviços de infraestrutura, assistenciais, de saúde e de informação para a população local. Desde que começou, em junho, o projeto já beneficiou moradores dos bairros de Camalaú, Jardim Manguinhos e Jardim Brasília.

Além das ações de poda de árvores, limpeza das vias e iluminação pública a cargo da Seinfra, nas tendas instaladas na orla, equipes das secretarias de Saúde, Ação e Inclusão Social, Meio Ambiente, Defesa Civil, Educação, Mobilidade Urbana, Politicas Públicas para as Mulheres e Turismo disponibilizaram serviços, orientações e encaminhamentos para a população.

“Essa é mais uma edição do projeto em que passamos nas comunidades trazendo uma nova realidade para a população local. Uma realidade construída a partir da aproximação do poder público das comunidades, da oferta de serviços e da informação”, declarou o coordenador do projeto, Cristiano Porfírio.

De acordo com Porfirio, a avaliação do Mutirão, neste momento, é feita basicamente sobre o nível de satisfação da população atendida.

“Diante de cada ação realizamos uma avaliação e essas avaliações são feitas pela própria comunidade. O termômetro desse processo é medido pelos moradores, que agradecem as intervenções em termos de infraestrutura e a manutenção de cada local onde foi trabalhada a parte elétrica, limpeza urbana e reposição de calçamento. Para uma maior satisfação, voltamos a algumas comunidades para realizar serviços que ficaram pendentes, como a reposição de calçamento”, revelou.

Segundo ele, nas intervenções anteriores, por conta de licitação, algumas obras não puderam ser executadas, a exemplo do Jardim Manguinhos e do Jardim Brasília, onde foi preciso voltar para complementar as lacunas. “Mas, esse problema já foi resolvido e equipes de calceteiros foram contratadas para que, a cada nova edição, os serviços sejam executados dentro do período em que as equipes da Secretaria estejam atuando na localidade”, completou Porfírio.

Estatísticas – Está em andamento a preparação de dados estatísticos para fazer uma amostra, em números, das intervenções do projeto Mutirão Cidadão da Limpeza. De acordo com Porfirio, a pretensão era, inicialmente, fazer uma amostragem semestral do projeto, mas resolveram fazer amostragens parciais a cada nova edição.

“Pedimos o adiantamento de dados de cada Secretaria participante para termos um levantamento estatístico de tudo que foi feito em cada bairro. De iluminação, de limpeza, o quantitativo de lixo retirado pela empresa, quantitativos de atendimento de bolsa família e da saúde. Estamos levantando esses dados para apresentar tudo que foi feito nos bairros e o resultado que esperamos alcançar. Após a ação em Miramar, já vamos coletar, juntar com os dados que já existem para, na próxima edição, poder apresentar as estatísticas”, destacou.

Satisfação – Enquanto observava o trabalho da equipe de poda, o pescador e proprietário de Bar Antonio Duarte (Baiano), morador do local há mais de trinta anos, falou sobre a ação.   

“Fui eu quem pedi para podar a árvore. O atendimento por parte da Prefeitura foi ótimo. Cheguei lá, contei o problema, que a árvore estava me prejudicando, rachando minha casa toda, levantando a cerâmica e que eu queria derrubar, e fui atendido imediatamente. Não houve problema algum. Acho que essa ação é ótima porque não é sempre que se vê coisas desse tipo. No mais, a atenção da Prefeitura ao bairro é excelente em termos de limpeza e regularidade na coleta do lixo”, comentou.

Por sua vez, Raimunda Maria da Conceição –  que compareceu ao local para fazer o credenciamento de idoso para vagas exclusivas em estacionamentos e realizar o cadastro do cartão para viagens interestaduais, serviços oferecidos pela Secretaria de Mobilidade Urbana – destacou o atendimento da equipe.

“Fui muito bem atendida na minha necessidade. Eu soube do serviço através do líder comunitário. Ele falou que ia ter essa ação hoje e também dos serviços que iam estar disponíveis, então resolvi vir e resolvi rapidinho. Estou achando ótima essa ação, porque faz 57 anos que moro nessa rua e é muito bom quando podemos ter serviços de saúde e outros perto de casa”, comentou. 

Secom Cabedelo


 



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