Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Seduc e Corpo de Bombeiros promovem curso sobre prevenção a acidentes para auxiliares da educação infantil
22/8/2017 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio


A Secretaria de Educação de Cabedelo (Seduc) promoveu, nesta terça-feira (22), um curso de formação para 130 profissionais auxiliares de Desenvolvimento Infantil de Cabedelo. A capacitação, com turmas pela manhã e tarde, aconteceu no auditório da Seduc, e contou com o apoio do Corpo de Bombeiros da Paraíba, levando à discussão o tema: “Acidentes – O melhor remédio é a prevenção”.

Ao Corpo de Bombeiros da Paraíba, coube orientar os auxiliares sobre técnicas de prevenção e primeiros socorros em situações mais corriqueiras. Com esse enfoque, as palestras versaram principalmente sobre acidentes domésticos, com eletricidade e com animais peçonhentos.

“Trata-se de mais uma atividade que compõe o leque de ações da Seduc alusivas às comemorações da II Semana da Educação Infantil de Cabedelo que, entre nós, ocorre desde o último dia 21 e segue até o dia 25. Como acolhemos crianças muito pequenas, a partir dos seis meses de idade, aumenta consideravelmente nossa responsabilidade nessa atividade, motivo pelo qual estamos oferecendo essa oportunidade de nossos auxiliares de sala se qualificarem para o adequado cumprimento dessa missão, no que tange à prevenção de acidentes em nossas creches e escolas”, comentou a coordenadora de Educação Infantil da Seduc, Jaqueline Ramos. 

Na formação, foram tratados temas sobre Prevenção de Incêndios, abordando o manuseio de botijão de gás de cozinha (GLP), fogos de artifício e incêndio em residências. Os participantes também receberam instruções sobre incêndios em sua própria casa, o que fazer, como usar o extintor, além de detalhes técnicos sobre cuidados no uso de velas, candeeiros e lampiões.

“As crianças estão expostas a várias situações indesejáveis e de risco. O que requer atendimento e cuidados especiais logo que se acidentam. Daí que demos ênfase, também, ao tema Prevenção em Atendimento Pré-hospitalar. Aqui, orientamos como lidar em casos de intoxicação e envenenamento, primeiros socorros em crise convulsiva; engasgamento - inclusive de bebês; quando fazer massagem cardíaca; queimaduras e quedas com crianças, e, finalmente, orientações sobre quando acionar o Corpo de Bombeiros”, detalhou o bombeiro Edcharliton.

Para a professora Ana Cláudia, da Creche Josefa de Medeiros Régis, toda atualização e nova informação sobre o tema é de suma importância. 

“Diariamente lidamos com incontáveis demandas típicas da natureza de crianças tão pequenas. Portanto, além da atenção especial e ininterrupta, precisamos do necessário preparo técnico em caso de eventuais acidentes”, disse.

Já Taciana Dias, da Escola Altimar Pimentel, destacou que os problemas com crianças pequenas podem ocorrer a qualquer hora, daí a necessidade de estar sempre atento e preparado para tudo. 

“São seres muito ativos, cheios de natural curiosidade com relação a tudo. Porém, sem noção dos perigos a que estão expostos, seja por ocasião da merenda, na recreação ou nos eventuais conflitos entre eles. Sem dúvida, a prevenção é uma atitude prioritária para os profissionais que atuam com crianças”, finalizou.

Secom Cabedelo 



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180