Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo sedia 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde Cabedelo / Lucena até esta sexta-feira
24/8/2017 - Secretaria de Saúde

Renan Oliveira


O município de Cabedelo recebeu, nesta quinta-feira (24), participantes da 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde Cabedelo / Lucena. A abertura do evento aconteceu no Cabedelo Clube e contou com a presença de representantes das Secretarias Municipais de Saúde dos dois municípios, dos Conselhos Municipais e Estadual de Saúde, da Secretaria Estadual da Saúde (SES), além de usuários.

A Conferência segue até esta sexta-feira (25), no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), pela manhã; e no Cabedelo Clube, à tarde. O evento reúne 100 inscritos, entre representantes da saúde, da sociedade civil organizada e usuários, e tem por objetivo analisar as prioridades constantes do documento orientador e elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações de vigilância em saúde. 

“Finalmente demos o passo inicial nos trabalhos dessa grande oportunidade que Cabedelo e Lucena têm para o debate e elaboração de proposituras que contribuam para o aprimoramento dos nossos sistemas de saúde. A Conferência é uma conquista do povo, em que ele, na condição de principal beneficiário, tem voz ativa juntamente às várias esferas da Saúde. No centro dos debates estará o Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar de ser um exemplo reconhecido e elogiado em muitos países desenvolvidos, justo no Brasil ainda caminha incompleto e imperfeito decorrente, principalmente, dos contingenciamentos constantes de verbas públicas para o seu financiamento. O que nos impõe, em momentos como este, desafios a serem superados com união e criatividade”, destacou o secretário de Saúde de Cabedelo Jairo Gama.

Os debates durante a Conferência girarão em torno de um eixo principal e quatro eixos temáticos. O eixo principal será sobre “Fortalecimento dos programas e ações de vigilância em saúde”. Já os eixos temáticos foram divididos entre os temas: “O lugar da vigilância em saúde no SUS”; “Responsabilidades do Estado e dos governos com a vigilância em saúde”; “Saberes, práticas, processos de trabalho e tecnologias na vigilância em saúde”; e “Vigilância em saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniquidades sociais em saúde”.

“Nossa expectativa é de que haja efetiva participação da população no evento, uma vez que está no debate democrático entre todos os agentes sociais, a riqueza das propostas e diretrizes capazes de fazerem diferença. Os desafios da Saúde no país, no SUS e na Vigilância em Saúde são imensos e, cada vez mais, os municípios estão sendo chamados a dar respostas em forma de bons serviços prestados”, finalizou a secretária de Saúde de Lucena, Karla Luciana.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180