Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeito assina OS para construção do Centro de Cultura e Artes de Cabedelo e urbanização do entorno da Quadra de Camalaú
25/8/2017 - Secretaria de Cultura

Renan Oliveira



O prefeito Leto Viana assinou, nesta sexta-feira (25), a Ordem de Serviço (OS) para a construção do Centro de Cultura e Artes de Cabedelo e para a urbanização do entorno do quadra de Camalaú. A iniciativa é fruto de uma doação com encargos para a instalação da empresa A2 Engenharia e Incorporação Ltda, de acordo com o que prevê a Lei nº 1.838/2017. 

A obra está orçada em R$816.261,43 e tem prazo de execução de 360 dias. Quando concluído, o Centro de Artes vai contar com galeria para exposições, salas de dança, música e multiuso para usufruto de todas as classes de modalidades artísticas da cidade. 

“A construção desse Centro faz parte de um compromisso que firmamos com a comunidade artística de Cabedelo. Estamos, hoje, cumprindo esse compromisso, com a felicidade e a expectativa de entregar à cidade um equipamento que será referência nesse campo e atende às necessidades e os anseios de quem trabalha e entende a importância da cultura no desenvolvimento de um povo e de uma cidade. O que mede a capacidade de um gestor é a forma que ele encontra para continuar trabalhando diante das dificuldades. E nós encontramos na doação com encargos uma forma legal e responsável de continuar trazendo desenvolvimento para Cabedelo e gerando emprego e renda para todos, frente à crise financeira que assola os municípios”, destaca Leto. 

O Centro de Artes e Cultura possuirá uma edificação com 600 m², composta por dois pavimentos, em estrutura pré-moldada, com elevador, salas de professores, administração, música, dança e salas multiuso, bem como galeria e área para dinâmicas de grupo, WC´s femininos e masculinos devidamente adaptados. Já a urbanização do entorno da Quadra de Camalaú consistirá na implantação de piso intertravado, mobiliário urbano e paisagismo. 

“Há muito tempo que a classe cultural de Cabedelo sofre sem um local adequado para as artes. A construção desse Centro vem suprir isso. Vamos dobrar o número de alunos do Balé – de 450 para 900; implantar aulas de circo; ampliar as oficinas de dança, música e teatro... Enfim, todos os nichos serão atendidos e contemplados, fazendo com que a cultura da cidade seja ainda mais valorizada e possa mostrar para todos o seu potencial”, comemora o secretário de Cultura, Walmarques Junior. 

Doação com encargos – A lei que autoriza a doação com encargo para que a empresa A2 Engenharia se instale na cidade determina que, em contrapartida da cessão do terreno para a construção do empreendimento, sejam realizados, pela empresa, obras e ações estruturantes para a cidade de Cabedelo. 

Além da construção do Centro de Cultura e Artes e da urbanização do entorno da Quadra de Camalaú, a chegada da A2 à cidade portuária vai beneficiar diretamente os cabedelenses, com a disponibilidade de empregos e a consequente geração de renda e receita. Dentro da doação com encargos, a empresa se comprometeu a ceder, pelo prazo de 10 anos, o direito de uso de 2 (duas) salas comerciais dentro para implantação de serviços à comunidade, a exemplo do Centro de Cidadania. 

“Escolhemos Cabedelo e apostamos no potencial de desenvolvimento que a cidade vem mostrando ao longo desses últimos anos. Vamos nos instalar aqui e, em contrapartida, entregar para a cidade essa obra do Centro de Artes. Ganham todos com essa iniciativa do prefeito em adotar a prática da doação de encargos. O Centro será feito todo em pré-moldados, por uma empresa, inclusive, que é daqui de Cabedelo, uma forma de valorizar o que é da cidade”, explicou o responsável pela A2, Alberto de Medeiros. 

A entrega da estrutura em pré-moldado deve ser realizada no período máximo de 90 dias. 

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180