Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo sedia rodada da Liga Paraibana de Vôlei
28/8/2017 - Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer

Michael Sampaio e Paulo Lima


A cidade de Cabedelo foi sede, neste fim de semana, da 3ª rodada da fase de classificação da Liga Paraibana de Vôlei 2017. Os jogos aconteceram no Ginásio Poliesportivo, em Camalaú, e foram frutos de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por intermédio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), e a Liga Paraibana de Voleibol (LPBV).

A PMC proporcionou todo o apoio logístico ao evento, que foi encabeçado pelos profissionais da Sejel, dando suporte ao trabalho realizado no ginásio. Também estiveram presentes as Secretarias Municipais de Segurança e Mobilidade Urbana (Semob), garantindo a ordem e o tráfego de veículos no ginásio e seus arredores; Saúde, encaminhando uma viatura apropriada e profissionais que ficaram de prontidão no local; e Comunicação (Secom), realizando a cobertura e divulgação do evento. 

Além de servir como um grande atrativo desportivo para os cabedelenses, a escolha por Cabedelo para sediar a etapa da Liga prevê uma promoção e divulgação maior da modalidade na cidade, haja vista que também servirá para estimular o trabalho que vem sendo desenvolvido nas escolinhas de esportes da Sejel, em especial, na escolinha de vôlei. Já está programada, inclusive, para os próximos dias 9 e 10 de setembro, uma nova rodada da LPBV na cidade portuária.

O secretário de Esportes de Cabedelo, Emerson Lucena, destacou a importância do apoio da Prefeitura para eventos desse porte. 

"Sediar esse evento foi de suma importância para nossa cidade, porque a Liga Paraibana de Voleibol está cada ano mais fortalecida, por proporcionar para os cidadãos momentos de lazer e, além do mais, servir como incentivo para os nossos futuros atletas. Há pouco tempo iniciamos as atividades da escolinha de voleibol neste ginásio e, em pouco tempo, já estamos obtendo grandes resultados. O vôlei, hoje, é considerado o segundo esporte do brasileiro e, quanto mais eventos dessa magnitude e desse porte pudermos atrair para a nossa cidade, estaremos cada vez mais incentivando", ressaltou Mersinho. 

O presidente da LPBV, Marcelo Nascimento, destacou a participação de diversos atletas de Cabedelo na Liga, bem como o apoio irrestrito que recebeu da PMC para a realização dos jogos na cidade. 

"A Liga iniciou o ano passado com uma nova filosofia, uma nova estrutura, com mais investimentos para que os atletas e comissão técnica pudessem se motivar mais, e para que voleibol da Paraíba possa evoluir. Houve um grande crescimento e os treinadores estão elogiando e afirmando que todos estão querendo jogar a Liga. Esse evento tem porte nacional e essa ideia de levar para os municípios é para que todo o Estado possa ver que estamos num grande nível de voleibol. Os atletas, inclusive, estão dando o seu melhor dentro de quadra, até porque a Liga está com muita visibilidade. Aqui em Cabedelo, temos diversos atletas que estão participando dos jogos, e queremos que as pessoas daqui prestigiem. Além disso, a cidade abraçou e apoiou a nossa ideia. A Secretaria de Esporte daqui deu atenção plena, todo suporte de segurança e saúde ao nosso evento, além de possuir uma belíssima estrutura com esse ginásio. Todos estão dando um grande passo para que esse esporte possa evoluir e faça a diferença em Cabedelo”. 

Escolinha - Cerca de 70 alunos já estão inscritos na escolinha de vôlei da Sejel, mas, de acordo com o secretário adjunto de Esportes, Maurício Santos, ainda há vagas para o horário da manhã.

"Agradecemos pela confiança da Liga em trazer essa competição de alto nível para Cabedelo. O nosso prefeito é um grande incentivador dessa modalidade no município, e um exemplo disso é que estamos tendo muito apoio da gestão para o projeto da escolinha de vôlei. Temos certeza que, depois de um evento como esse, a demanda vai ser ainda maior", concluiu.

As inscrições para a escolinha podem ser feitas na Sejel, das 8h às 14h. Para se cadastrar, o aluno precisa levar 1 foto 3X4, cópias do comprovante de residência e do RG e declaração escolar de que está devidamente matriculado. 

As aulas acontecem às quartas e sextas-feiras, no Ginásio de Camalaú, de 9h às 11h e das 14h às 16h; e na Quadra da Campina da Vila, sempre às sextas-feiras, das 9h às 11h.

Atletas de destaque - O público que compareceu ao ginásio teve a oportunidade de acompanhar de perto grandes nomes do voleibol da Paraíba que já se destacaram no cenário nacional e mundial do esporte. O time masculino do CT Vôlei Vida trouxe o Harley Marques, campeão mundial de vôlei de praia, eleito 7 vezes o melhor saque do mundo; e o Unipê Tely, tem o jogador Lucas Borges, que já atuou em São Paulo e no exterior.

No feminino, grandes nomes também estiveram na quadra de Cabedelo, a exemplo de Andreza Martins, do time CT A Grande Sacada, campeã nacional de vôlei de praia. Mas o grande destaque, dentre esses nomes, fica por conta da participação da atleta cabedelense Rafaela Dornelas, da equipe Vôlei Tradição, que começou sua história em Cabedelo e já atuou por todas as categorias da seleção paraibana e tem passagem pela seleção brasileira infanto sub-15. 

Ela foi morar no Rio de Janeiro participando de um projeto de vôlei de praia e de lá ganhou uma bolsa de estudos completa para a Universidade do Texas, nos Estados Unidos, onde se formou em administração, atuando pela equipe universitária por 4 anos. A atleta cabedelense serve de exemplo e inspiração para muitos jovens. 

"O esporte, como um todo, é importantíssimo, pois é uma porta de entrada para que as pessoas possam desenvolver habilidades que não se desenvolveriam se não fosse por ele. No meu caso, eu comecei a jogar vôlei aqui nesse ginásio com 6 ou 7 anos de idade, e daí fui pra escola, seleção paraibana, seleção brasileira, ganhei bolsa de estudos nos Estados Unidos e, então, hoje, eu tenho certeza absoluta que tudo que eu conquistei foi graças ao esporte, graças ao vôlei. Poder voltar aqui, ver a população prestigiando é muito gratificante. Por isso, na próxima vez que a Liga vier pra cá, dá pra encher mais ainda esse ginásio para prestigiar o esporte e todos os atletas", comentou Rafa com muita emoção e humildade. 

A Liga - A Liga Paraibana de Voleibol é um evento realizado pela Liga Paraibana Esportiva. Surgiu em 2016, em parceria com a Federação Paraibana de Voleibol e se destacou pela organização e transparência. Em 2017, passa a contar com uma estrutura ainda maior, que envolve parceiros e patrocinadores que ajudam o evento a crescer cada vez mais. A Liga Masculina passa a contar com oito equipes que se enfrentam em sete rodadas. Os quatro melhores colocados se classificam para a fase final. Já a Liga Feminina conta com 10 equipes, que se enfrentam em busca de quatro vagas para a fase final. O atual presidente da Liga é o ex-jogador Marcelo Nascimento.

A disputa reúne as 18 principais equipes dessa modalidade no Estado da Paraíba, dentre as quais oito times pertencem à categoria masculina: Starplay Vôlei Team, Interactivo Vôlei Clube, Pex/Iesp, Vôlei Master Paraíba, CT Vôlei Vida, IdealizeSoft, Unipê/Tely e Iesp/Cabo Branco; e 10 deles da categoria feminina: Grêmio JP, Unipê/Mareni, Jornada Master, Atalaia Vôlei, Jornada Vôlei, IE Colégio e Curso, PB Master, Iesp/Cabo Branco, CT A Grande Sacada e Vôlei Tradição. As equipes que estão liderando na classificação são Unipê/Tely (masculino) e Unipê/Mareni (feminino). Todos os detalhes da liga, classificação, jogos e resultados das rodadas podem ser conferidos pelo site www.voleibol.ligaparaibana.com. 

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180