Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Saúde e Educação, Humanização do Atendimento e Gestão Eficiente dominaram temas na I Conferência de Vigilância em Saúde Cabedelo/Lucena
30/8/2017 - Secretaria de Saúde

Design Secom



Nos dias 24 e 25 de agosto, Cabedelo sediou a I Conferência de Vigilância em Saúde Cabedelo/Lucena. O evento, que aconteceu no Cabedelo Clube, contou com a coordenação dos Conselhos e Secretarias Municipais de Saúde dos dois municípios, além do Conselho e Secretaria Estadual da Saúde (SES). 

A Conferência reuniu gestores, profissionais de saúde e usuários das duas cidades irmãs e foi uma preparação para o evento estadual, que será realizado nos dias 10 e 11 de outubro, no Espaço Cultural. 

Seguindo o Regimento, os debates foram pautados em torno de um eixo principal e quatro eixos temáticos: “Fortalecimento dos programas e ações de vigilância em saúde”; e os eixos temáticos, divididos entre os temas: “O lugar da vigilância em saúde no SUS”; “Responsabilidades do Estado e dos governos com a vigilância em saúde”; “Saberes, práticas, processos de trabalho e tecnologias na vigilância em saúde”; e “Vigilância em saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniquidades sociais em saúde”.

“Como esperado, pudemos contar com a contribuição de profissionais de excelente capacidade técnica e comprometimento com o tema Saúde Pública, ao lado da opinião enriquecedora de usuários presentes ao evento. Tenho certeza que as propostas ora elaboradas pelos grupos de debates alcançarão outros níveis de discussão, a fim de merecer o necessário reconhecimento governamental, a nível nacional. De nossa parte, Cabedelo agradece a presença e a honrada participação dos amigos de Lucena no evento, ao tempo em que reconhece a efetividade das propostas aqui construídas”, comentou o secretário de Saúde de Cabedelo, Jairo Gama.

Após reunião de debates em cada um dos quatro eixos de discussão, foram eleitos os delegados e suplentes para a Etapa Estadual. Na sequência, foram discutidas todas as proposituras feitas, sendo eleitas três propostas em cada eixo temático. Entre elas, predominaram opiniões sobre a necessidade de fortalecimento de ações e investimentos em três pontos de destaque: o Binômio Saúde e Educação, Humanização do Atendimento; e Gestão Eficiente. Nesse esforço, foram bastante enaltecidos aspectos como o desejo e necessidade de aprimoramentos nas relações entre o meio ambiente, lideranças comunitárias e usuários, bem como a continuada capacitação profissional de gestores e agentes de saúde.

Outro destaque entre as propostas refere-se à necessidade do aprimoramento do levantamento de dados e informações sobre os usuários em atendimento, adotando modernos e eficientes processos de controle e recursos tecnológicos, bem como análises mais adequadas e eficazes sobre os dados levantados, principalmente referentes àquelas que informam sobre notificações relativas ao Aedes Aegypti.  Neste tópico específico, houve menção à necessidade de implantação do “Prontuário Eletrônico” em todos os atendimentos pelo SUS.

A Vigilância em Saúde é responsável pela informação para a ação e intervenção que reduzam riscos e promovam à saúde nos territórios, articulando-se às Redes de Atenção à Saúde. Essa função essencial do SUS tem sido chamada a orientar sua ação considerando os complexos fenômenos econômicos, ambientais, sociais e biológicos que determinam o nível e a qualidade da saúde das brasileiras e dos brasileiros, em todas as idades, visando controlar e reduzir riscos.

Secom Cabedelo 





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180