Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Desfile Cívico leva ao bairro do Renascer temas trabalhados em sala de aula
4/9/2017 - Secretaria de Educação

Rennan Oliveira



As festividades alusivas à Semana da Pátria em Cabedelo tiveram início neste sábado (2), com o desfile cívico no bairro do Renascer. O evento reuniu creches e escolas do bairro e da vizinhança, em uma demonstração de patriotismo que encantou a população que saiu às ruas para prestigiar as apresentações.

Nesta quinta-feira (7), a Prefeitura Municipal de Cabedelo vai promover o tradicional desfile de 7 de setembro pelas ruas do centro da cidade. O percurso terá início no Centro Integrado Imaculada Conceição, em Camalaú, e segue até praça Getúlio Vargas. O horário previsto para o início é às 15h, logo após o prefeito Leto Viana, acompanhado de autoridades das Forças Armadas, passar as tropas em revista.

Ao todo, participaram do desfile no Renascer três creches municipais, cinco bandas marciais e fanfarras e oito escolas (sendo seis da rede municipal, uma estadual e uma da rede privada de ensino) dos bairros compreendidos entre Jacaré e Salinas Ribamar. Grupos e manifestações culturais do Renascer também estiveram presentes ao evento que, ano após anos, reúne centenas de pessoas e mantem a tradição do 7 de setembro no bairro.

Promovido pela Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por intermédio da Secretaria de Educação (Seduc) e com apoio logístico das demais Secretarias, o desfile no bairro do Renascer teve como percurso as ruas Ayrton Senna, Santo Antônio, São José e Nova Esperança. O evento já é um atrativo tradicional que propicia entretenimento e, principalmente, apresenta à comunidade os projetos e atividades educacionais que são desenvolvidos no âmbito das unidades escolares.

O prefeito Leto Viana fez questão de prestigiar o desfile e destacar que o evento valoriza o bairro e as comunidades adjacentes, fortalece a democracia e mostra aos mais jovens a importância do patriotismo.

"Essa ideia de manter o desfile cívico no Renascer é muito boa porque valoriza o bairro e as comunidades adjacentes, prestigiando a população residente nestes locais, haja vista que há uma grande concentração de unidades escolares aqui. O desfile celebra a Independência do Brasil e serve para o fortalecimento da democracia, reunindo crianças, jovens, pessoas idosas, enfim, atraindo toda a população para festejar. Minha mensagem nessa Semana da Pátria é que todos passem a acreditar no futuro do nosso país, pois só com educação e responsabilidade construiremos o amanhã", disse o gestor.

Destaques - Dentre os pelotões que desfilaram no Renascer II, tiveram notoriedade as apresentações dos projetos relativos ao Ano Cultural Padre Alfredo Barbosa, que levaram ao desfile banners, cartazes, representações culturais e até um aluno caracterizado como o pároco. A homenagem emocionou familiares do padre Alfredo, que estavam acompanhando o desfile no palanque principal.

“Eu fico sempre tão admirado com esses professores que, com paciência, disposição e vontade de fazer a diferença, conseguem resultados extraordinários. Vimos aqui crianças pequeninas de creche, além de jovens e adultos num evento muito, muito bonito. Está de parabéns a Prefeitura pela organização do desfile que, para nós, tem um significado ainda maior. Estamos comemorando o centenário do Padre Alfredo Barbosa, que é um divisos de águas aqui em Cabedelo, por toda sua história de luta e trabalho junto com o povo. O desfile foi um conjunto de expressões e agradecimento para que, sobretudo, possamos colher dele, o melhor exemplo de força, esperança e inspiração", destacou o padre e escritor Ernando Teixeira, sobrinho do homenageado no Ano Cultural.  

O respeito ao meio ambiente também foi lembrado durante o desfile. A Escola Municipal Plácido de Almeida levou ao desfile o tema “Lixo: de onde vem e para onde vai", trabalhado através do projeto Programa Saúde na Escola (PSE). Alunos da unidade escolar promovem um trabalho de conscientização no bairro e recolhem material reciclável para confecção de adereços, usados, inclusive, durante suas apresentações.

Um dos momentos mais lembrados do desfile foi a apresentação da escola municipal Maria José Veríssimo de Andrade, do Renascer IV, que realizou uma homenagem póstuma à aluna do Infantil 6, Alessandra da Silva (6 anos), moradora do Renascer, falecida de causas naturais no mês passado.

"Nas unidades escolares não se trabalhou apenas o significado da data comemorativa, pois a temática é sempre abordada observando as características e peculiaridades de cada localidade, obviamente respeitando o contexto histórico do processo de independência do Brasil. Cada escola e tem a liberdade de apresentar seus projetos da forma que considerar mais cabível. Porém, observamos que cada unidade, de alguma forma, abordou sobre o Ano Cultural Padre Alfredo Barbosa, e isso faz com que esse nosso projeto tenha mais visibilidade”, ressaltou o secretário de Educação, Alsony Meireles.

Para quem estava na rua, desfilando ou assistindo às apresentações, o evento ficou marcado pela organização e beleza de cada escola ou entidade participante, bem como pelas temáticas atuais presentes em cada novo pelotão.

"Esse desfile é muito importante para nós, porque passamos uma mensagem para nossa população. No nosso caso, alertamos sobre o projeto de reciclagem e combate ao mosquito Aedes Aegypti", disse Marcos Vínicius, aluno 8º ano da escola municipal Plácido de Almeida.

"Eu gosto muito desse desfile. Faz 28 anos que moro aqui e acompanho todos nesses últimos anos. Meus netos, bisnetos todos desfilam aqui e eu venho vê-los. Eu não me canso de ver não, tá bom demais", elogiou Maria Luíza Hilário, 83 anos, moradora do Renascer II, que acompanhou de pé toda a apresentação.
 
Escolas e tema – No Desfile Cívico do Renascer desfilaram:
- Centro Educacional Doce Mel (Renascer II), com o tema "Resgatando a paz nos corações";
- Creche municipal Santa Bárbara, (Jardim Gama), com o tema "Construindo meu espaço brincando. Assim faço a matemática no mundo das palavras";
- Creche municipal Tarik Anthony Maia Azevedo (Jacaré - Vila Feliz), com o tema "Cartilhando os direitos da primeira infância";
- Creche municipal Josefa de Medeiros Régis (Renascer II), com o tema "Com as palavras também se brinca";
- Escola Municipal Hildebrando Silva (Salinas Ribamar), com o tema "Educar é promover cidadania";
- Escola municipal Maria José Veríssimo de Andrade (Renascer IV), com o tema "Veríssimo, 18 anos educando com amor";  
- Escola municipal Profª Maria das Graças Carlos Rezende (Jardim Gama), com o tema "ECA - Direitos e deveres da criança e do adolescente";
- Escola municipal Vereador Pedro Américo da Silva (Jacaré - Vila dos Pescadores), com o tema "Praia do Jacaré: Um mergulho em sua história";
- Escola municipal Plácido de Almeida (Renascer III),com o tema "Herdeiros do futuro";
- Escola municipal Profª Elizabeth Ferreira da Silva (Renascer II), com o tema "A paz: fruto dos valores que tocam o coração";
- Escola estadual Augusto Severo (Jacaré), com o tema "Formando cidadãos".

As bandas marciais e fanfarras que animaram o desfile foram:
- Banda marcial Duque de Caxias (bairro Costa e Silva, João Pessoa);
- Banda marcial João XXIII (bairro Alto do Mateus, João Pessoa);
- Banda marcial Dom Helder Câmara (bairro Valentina de Figueiredo, João Pessoa);
- Banda marcial Professor Afonso Pereira da Silva (bairro de Mangabeira, João Pessoa);
- Banda marcial do Lyceu Paraibano (bairro Centro, João Pessoa).

Também fizeram participações especiais o grupo de Xaxado Infantil do Renascer II e o grupo cultural Tambores do Forte.

Secom Cabedelo
 
 




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180