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Gestores da Saúde em Cabedelo participam de Oficina sobre Ouvidoria
13/9/2017 - Secretaria de Saúde

Rennan Oliveira


Gestores da Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), em parceria com a Ouvidoria SUS de João Pessoa, participaram, nesta terça-feira (12), da Oficina Ouvidoria como Ferramenta de Gestão. O evento foi realizado no Auditório do IESP e fez parte do Programa de Educação Continuada em Saúde de Cabedelo.

“A oficina pretendeu, principalmente, promover a troca de experiências exitosas, relatando e apresentando processos de gestão na área de Ouvidoria. Tudo visando fortalecer os elos entre os usuários dos nossos serviços de Saúde e a nossa gestão, através de melhores e mais eficazes sistemas de comunicação e transparência”, comentou o secretário de saúde, Jairo Gama. 

Além de um breve histórico sobre o serviço de Ouvidoria no município de Cabedelo, a oficina explorou temas referentes à importância da Ouvidoria para a sociedade, a Ouvidoria e o cidadão, e sobre o tratamento de demandas em Ouvidoria.

“Esse é um momento importante para a Ouvidoria do SUS em Cabedelo, na medida em que nossos gestores estão recebendo atualizações sobre o tema, em busca de aproximarmos cada vez mais o cidadão e o usuário da nossa gestão. Existem considerações a respeito de exigências legais para a implantação da Ouvidoria em Saúde no município, que está em fase de aprimoramento. A Ouvidoria é uma ferramenta a serviço tanto do cidadão usuário, como do servidor prestador de serviços em Saúde”, explicou o diretor de Educação em Saúde e Ouvidor do SUS da Saúde de Cabedelo, Francisco de Assis Félix da Silva. 

A Ouvidoria é um moderno e eficiente instrumento de gestão e canal de comunicação entre os cidadãos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e os gestores. Representa os legítimos interesses dos cidadãos no ambiente em que atua na busca de soluções efetivas. É um espaço estratégico e democrático do SUS com vistas a corrigir as falhas detectadas na prática cotidiana da administração pública da Saúde sobre os atendimentos prestados na rede pública de saúde.

“Entendemos que nossos planejamentos e processos de trabalho precisam estar atentos às reais demandas do principal ator do sistema, que é o usuário. De forma que uma Ouvidoria precisa usar os melhores meios e procedimentos na busca pela opinião do nosso público alvo. É uma maneira eficaz de conhecer desvios e problemas, mas também ajuda a identificar oportunidades de melhorias. E essa oficina traz os mais atualizados conceitos sobre essa abordagem”, disse o participante e diretor do Hospital Anexo II, Edgar Fábio.

Ouvidoria PMC - O usuário faz uma solicitação através do Fale Conosco no site da Prefeitura, em “Ouvidoria/Cabedelo em Ação”, através de formulário online, manifestando-se por meio de reclamação, crítica, denúncia, sugestão ou elogios à administração.

A Ouvidoria recebe a solicitação do cidadão e busca posicionamento dos Órgãos da Prefeitura. As respostas dos órgãos competentes são repassadas integralmente ao cidadão, pessoalmente, por telefone, ou via e-mail.

As redes sociais oficiais da PMC (Facebook e Instagram) também servem como fonte de informação e demanda para a Ouvidoria, bem como o telefone 0800 281.3218 e 3250.3112. 

Secom Cabedelo



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