Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Artesãs do Ondinas recebem investimento da PMC e preparam mais uma coleção de moda
15/9/2017 - Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres

Michael Sampaio


Setenta artesãs deram início, nesta quinta-feira (14), a mais uma edição do Projeto Ondinas, coordenado pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM). A primeira ação contou com o recebimento de 180 novelos de linhas de crochê, adquiridos pela Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC). 

O foco do Ondinas é a capacitação e a valorização das artesãs cabedelenses na área do estilismo e decoração e na criação de produtos artesanais para o mercado de trabalho. O projeto promove a realização da oficina de criação e planejamento de produtos artesanais e, nesta edição, terá atividades até o dia 10 de outubro. 

Nessa fase, as artesãs vão desenvolver peças que irão compor uma nova coleção de moda, a ser apresentada dentro e fora do município. Já estão previstas participações em eventos como o Extremo Fashion e o Trend Fashion, que acontecem anualmente em João Pessoa. Além disso, as peças produzidas no Ondinas poderão ser encontradas expostas na SEPM, na Secretaria de Assistência Social (Semas), em feiras, eventos, desfiles e, principalmente, nas vendas particulares de cada uma das artesãs.

"Estamos montando uma nova coleção de moda e agradecemos ao apoio da Prefeitura na doação desse material. Esse incentivo à mão de obra das mulheres cabedelenses é uma prova de que essa gestão valoriza o artesanato local. É importante ressaltar que muitas dessas mulheres já vendem seus produtos para fora da cidade, pois o talento delas é inigualável. A partir do momento que nós ofertamos material e profissionais que possam capacitá-las, elas se sentem ainda mais empoderadas e se tornam competitivas no mercado de trabalho", destacou a secretária de Política Públicas para as Mulheres, Mônica Pimentel. 

O coordenador do Ondinas, Léo Mendonça, que é designer de moda, justificou o sucesso obtido pelo projeto e a satisfação de cada participante em ter seu trabalho valorizado. 

."Eu poderia resumir o resultado obtido com esse projeto em uma única palavra: realização. Pois essas artesãs estão muito satisfeitas e empolgadas com o apoio que vêm recebendo. Além do viés artístico e profissional, o Ondinas vem tirando as mulheres da ociosidade, fazendo com que elas tenham mais estímulo e motivação de vida com uma arte que elas mesmas produzem", disse.

Moda e mudança de vida - Essa revitalização e valorização do artesanato local em Cabedelo tem atraído mulheres que estão apenas buscando um hobby e também aquelas que procuram independência financeira ou mesmo uma renda extra. Isso tem gerado diariamente histórias como a da artesã Cleide Freitas, moradora do bairro Portal do Poço, que era gerente administrativa de dois restaurantes e há três anos abandonou a profissão para se dedicar aos afazeres do lar e ao artesanato. Atualmente, ela trabalha em casa, confeccionando produtos de vestuário e está no projeto Ondinas desde o início. Cleide não tem loja física, mas tem um blog e uma página no Facebook, e já teve peças expostas até no Museu de Jackson do Pandeiro, em Alagoa Grande. 

"O projeto Ondinas veio para aprimorar meu talento e foi onde eu pude aprender muitas técnicas novas. Através dele eu também pude participar de vários workshops. Aprendi que a gente tem que fazer o que gosta, eu optei por isso e, graças a Deus, estou chegando onde eu queria estar", comemorou.

Marta Alcântara, moradora de Ponta de Matos, aprendeu a arte do crochê desde adolescente, mas tinha parado por muitos anos. Com a onda de estímulo gerada pelo projeto Ondinas, ela voltou a praticar seu talento e, atualmente, com outra artesã, montou sua loja: a Ateliê Fios e Cia. No local, as artesãs também dão aulas de moda e crochê com especialidade em vestimentas de adultos. Marta também está desde o início no projeto Ondinas e, com a proximidade do verão, já se prepara para lançar novas peças no mercado. 

"As atividades desse projeto nos deixaram mais empolgadas. Agora estamos sempre queremos inovar e nos atualizar em técnicas e tendências que estão em evidência na moda. O verão vem chegando aí e nós estamos atentas, fazendo biquínis, saídas de banho, tudo nas cores e fios da moda, na intenção de agradar às nossas clientes", finalizou.

Ondinas - Originalmente idealizado pela primeira-dama Jacqueline Monteiro, o projeto Ondinas busca capacitar as artesãs locais na área do estilismo e na criação de produtos artesanais, como forma, também, de revitalizar o artesanato local, valorizar e integrar as artesãs do município. Entre as metas do projeto, estão a capacitação, o apuro das técnicas artesanais, a criação e elaboração de peças de design de modas (roupas e acessórios), a montagem de portfólio das peças da coleção, a documentação fotográfica e vídeo gráfica e a exposição artística.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180