Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Jogos Escolares são abertos em Cabedelo e competições começam nesta segunda-feira
18/9/2017 - Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer

Michael Sampaio


Os Jogos Escolares de Cabedelo foram abertos, oficialmente, na última sexta-feira (15), no Ginásio Poliesportivo Municipal, em Camalaú. A solenidade reuniu mais de 1.400 alunos e 17 escolas participantes, sendo 12 municipais, 5 estaduais e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB). A competição tem início já nesta segunda-feira (18), com disputas no Judô (masculino e feminino), às 14h30, no Ginásio. 

Confira a programação

A abertura, que contou com a apresentação do Ballet Municipal, foi prestigiada pelo prefeito Leto Viana, que esteve acompanhado da primeira-dama Jacqueline Monteiro, de secretários municipais e de representantes do Poder Legislativo. 

Os Jogos são promovidos pela Prefeitura de Cabedelo, por intermédio da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel). A 1º etapa da competição, que envolve alunos de 12 a 14 anos segue até o dia 5 do mês de outubro. A competição envolve disputas nas modalidades de handebol (masculino e feminino), judô (masculino e feminino), futsal (masculino e feminino), futebol de campo (masculino); e atletismo. 

A expectativa é que aproximadamente duas mil pessoas, entre atletas e expectadores, compareçam aos locais de competição para prestigiar o maior evento esportivo da comunidade estudantil cabedelense, que acontece desde 1986, e tem o objetivo de incentivar o desempenho do aluno através do esporte. 

“Eu, como desportista, entendo que é muito importante estimular e atrair os jovens cabedelenses para o esporte. E a realização dos jogos escolares é também uma forma de integrá-los, permitindo entretenimento, lazer, saúde e, portanto, mais qualidade de vida. Além disso, sabemos que esse fortalecimento do esporte faz com que surjam novos talentos que podem se tornar atletas bem sucedidos em diversas modalidades", destacou o prefeito Leto Viana. 

Para o secretário de Esportes de Cabedelo, Francisco Emerson Lucena, o esporte traz uma lição e deixa um legado para a população e, principalmente, para os jovens. 

"Esse é um momento especial para Cabedelo. Para nós, é sempre uma satisfação a realização dos Jogos, por se tratar não apenas de uma disputa, mas sim de uma congregação e confraternização de jovens que vêm de diversas escolas e ambientes diferentes e, que através do esporte, são disciplinados a entenderem que, mesmo quem perde, ao final, também sai vencedor", disse. 

A abertura - Após o desfile das equipes participantes, o hino nacional brasileiro foi executado ao vivo pela solista Silvia Maria Thor de Paula, acompanhada pelo violonista Michel Charles Nunes, enquanto eram hasteadas as bandeiras municipal, estadual e nacional. Dois dos momentos mais celebrados entre os atletas participantes da abertura e o público foram o juramento do atleta e o acendimento da pira olímpica. 

Nessa edição de 2017, o juramento foi feito pelo judoca Kauan Alves da Cunha, aluno da escola municipal Rosa Figueiredo de Lima e que, aos 14 anos, já conquistou dezenas de competições na modalidade, dentre elas, o 3º lugar no campeonato brasileiro de Jiu Jitsu, 3º lugar no Nordeste Open de Jiu Jtitsu e 1º lugar no Paraibano de Jiu Jitsu. Kauan lembrou da responsabilidade em falar em nome de todos os atletas.

"É uma responsabilidade muito grande saber que estou participando de um grande evento como esse. É gratificante também perceber que todo esforço que fazemos para a prática de esporte vale a pena", ressaltou.

O acendimento da pira olímpica foi iniciado por bailarinas do Ballet Municipal, que entregaram a tocha à atleta Amanda Silva, escolhida para dar a volta no ginásio. Amanda tem 14 anos e é aluna da escola municipal Maria Pessoa Cavalcanti. Ela se destaca por participar de vários esportes, como atletismo, judô e beach tênis, e por já ter conquistado títulos em nível estadual nas diversas modalidades. Amanda não conteve de felicidade ao falar do momento especial vivido no ginásio. 

"A emoção é muito grande, só Deus sabe o que estou sentindo por dentro. Todos nós atletas somos importantes nesse momento. Aconselho aos jovens de Cabedelo que procurem praticar mais esportes”. 

Além de promover a confraternização entre os alunos, a realização Jogos Escolares também atrai familiares para o ambiente esportivo. Foi o que garantiu o marceneiro José de Souza, pai de dois alunos envolvidos nas competições. 

“É importante estar presente, é uma obrigação dos pais. Claro que é muito melhor se esforçar para acompanhar os filhos nos jogos do que vê-los envolvidos na criminalidade ou mesmo levando uma vida ociosa. É um momento de festa pra gente também", finalizou.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180