Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
DIA DA ÁRVORE: Alunos da rede municipal plantam mudas de Coqueiro na orla de Formosa
21/9/2017 - Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura

Michael Sampaio


A Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura (Semapa) de Cabedelo realizou, na manhã dessa quinta-feira (21), na Praia de Formosa, mais uma ação do Projeto Plantando Sustentabilidade – Coqueiros nas Praias. A atividade marcou o Dia D da campanha pelo Dia Mundial da Árvore – 21 de setembro, e contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Cabedelo.

Na ocasião, alunos da Escola Municipal Paulino Siqueira participaram de palestras e plantaram mudas de coqueiro ao longo de toda a orla de Formosa. 

“Esta é a terceira ação dentro do Projeto Coqueiros nas Praias, envolvendo nossas crianças no plantio de mudas da árvore, o que foi recebido por eles com grande entusiasmo e dedicação. Ao final de cada ação, os grupos das seis escolas contempladas apadrinharão os exemplares plantados, fixando uma placa comemorativa no local, de forma que possam monitorar o desenvolvimento das plantas”, detalhou a coordenadora de Educação Ambiental e Coleta Seletiva da Semapa, Francidene Maciel.

Durante o evento, os 50 alunos da Escola Paulino Siqueira participaram de Roda de Conversa sobre vários temas ligados à preservação ambiental, sob a orientação de técnicos ambientais e alunos estagiários em Meio Ambiente do IFPB. 

Dentro da mesma abordagem temática, o Centro de Convivência do Idoso, orientado pelo Ipsemc, e sob a coordenação de Vanessa Vencato Lena, promoveu palestra e expôs a produção artesanal dos participantes do projeto. Os trabalhos apresentados pelas 15 artesãs utilizam material descartado reciclável, como retalhos e pano, recipientes de vidro e metal, além de material da flora local. Ao final do evento, o IFPB apresentou aos participantes um buffet composto de alimentos reaproveitáveis, utilizando itens da riqueza culinária local.

Coqueiros nas Praias – Desde a terça-feira (19), a Semapa vem realizando o plantio de mudas de Coqueiro ao longo da orla de Cabedelo. A atividade integra alunos da rede municipal e já contou com a participação das escolas Antônio Viana da Silva, Damásio Franca e Major Adolfo Pereira Maia. A ação terá sua culminância nesta sexta-feira (22), na Praia do Poço, com a participação de estudantes da Escola Municipal Mª José de Miranda Burity.

A ação busca promover a educação ambiental nas escolas municipais da  através de atividades de plantio de mudas comuns em regiões litorâneas, bem como incentivar a conscientização ambiental em crianças e adolescentes por meio de uma interação direta com meio ambiente onde vivem. O projeto ainda vai proporcionar para a cidade uma revitalização da costa em relação à proteção das áreas que sofrem com a degradação por parte da população. 

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180