Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Seduc realiza II edição do projeto “Eu curto leitura"
2/10/2017 - Secretaria de Educação



A Secretaria de Educação de Cabedelo (Seduc), por meio do Setor de Projetos Educacionais (SPE) e com o apoio do Centro Municipal de Artes e Cultura (Cearte), dará inicio, nesta terça-feira (3), às atividades do projeto “Eu curto leitura” Esta será a II edição da ação que busca, por meio de atividades dirigidas, promover o incentivo à leitura entre os alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino.

A iniciativa busca, por meio da promoção de contatos imediatos com a literatura básica, realizar exercícios de leitura orientada e provocar a produção criativa de novos textos. O projeto será dinamizado através da realização de empréstimo, leitura compartilhada e contação de histórias. Dezesseis escolas da rede municipal serão mobilizadas e, durante uma semana, cada uma delas cumprirá a missão de realizar a criação de releituras ou reproduções textuais, representações teatrais ou outras formas de expressão.

“Essa edição do projeto se insere, também, na proposta do projeto do Ano Cultural, que, esse ano, homenageia o Padre Alfredo Barbosa. A ideia é que os temas explorados na literatura disponibilizada pelo SPE – inicialmente para a execução do projeto e que tem por base valores como a honestidade, a ética, a consciência social, a convivência e o respeito à coletividade – sejam trabalhados ostensivamente. nas escolas. O elo com o Ano Cultural se dá, sobretudo, porque esses valores, de certa forma, fazem parte dos dados biográficos do padre", destacou a técnica do Setor de Projetos Educacionais, Andrea Sousa.

Andrea explicou que o Projeto funcionará a partir da exposição de stands na escola, com títulos pertencentes ao acervo do SPE, que conta com cerca de 2000 livros cedidos pela Fundação Educar D’Paschoal, há dois anos. A primeira unidade educacional a ser contemplada com o projeto será a Escola Antônio Viana.

“Os stands a serem montados nas escolas trazem um painel com referências ao Pe. Alfredo, sob o título ‘O homem que tinha asas’, e os sete títulos básicos para a realização do projeto. Trata-se, portanto, de uma estratégia de incentivo e promoção da leitura entre os alunos da rede municipal e, ao mesmo tempo, uma ação que incentiva também a participação do alunado no Ano Cultural. O projeto irá até o dia 30 de novembro e nossa expectativa é de que, a cada escola visitada, consigamos mobilizar professores e alunos e tenhamos uma ação bem produtiva”, complementou.

Bibliosesc – A II edição do Eu curto leitura trará para Cabedelo a biblioteca volante do Sesc, que utilizará três polos na cidade para disponibilizar livros para os alunos e a comunidade cabedelense. Os polos escolhidos são o Centro, em frente à escola Silvana de Oliveira Pontes; Camalaú, no Centro Integrado Imaculada Conceição; e na Quadra do Renascer. A primeira visita da unidade está prevista para o dia 10.

“Essa parceria com o Sesc veio em boa hora e coincide com o inicio do nosso projeto local de incentivo à leitura e produção textual. A Bibliosesc tem esse objetivo de promover a educação, levando um acervo múltiplo e qualificado para as populações que muitas vezes não têm acesso a obras literárias. Então, estamos muito felizes por contar com mais esse apoio para o incentivo a leitura em nossa cidade”, concluiu Andrea. 

Secom Cabedelo
 



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180