Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeito e secretário de Meio Ambiente participam da reinauguração da sede do ICMBio
30/9/2017 - Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura

Michael Sampaio


O prefeito Leto Viana participou, nesta sexta-feira (29), da reinauguração das novas instalações do edifício do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), situado na Floresta Nacional (Flona) da Restinga de Cabedelo (antiga Mata do Amém). Na ocasião, o gestor esteve acompanhado do secretário Municipal de Meio Ambiente, Aquicultura e Pesca (Semapa), Walber Farias.

O prédio, que abriga as sedes da Flona, da Unidade Avançada de Administração e Finanças (UAAF) de Cabedelo e da Coordenação Regional 6 (CR6) do ICMBio, foi totalmente recuperado e modernizado, e agora dispõe de aparelhagem tecnológica de última linha, amplo espaço com várias salas e setores, inclusive um auditório batizado com o nome do engenheiro agrônomo Rômulo Mello (ambientalista falecido há um ano) e que receberá visitantes para apresentações e estudos ambientais. Além disso, as novas instalações contam com sistemas modernos de aproveitamento de energia fotovoltaica e de águas pluviais que favorecerão as unidades abrigadas no IMCBio Cabedelo.

“Quero parabenizar todo o corpo administrativo do ICMBio pela inauguração desse aparelho tão moderno e eficiente na luta pelo Meio Ambiente. Como gestor público, faremos o que for possível pelo crescimento socioeconômico e ordenado do Meio Ambiente, e buscaremos sempre seguir as normas legais, enxergando os órgãos ambientais como parceiros na construção de uma cidade melhor, pois estes também regulam a qualidade de vida dos munícipes”, destacou Leto.

O secretário Walber Farias ressaltou a importância do IMCBio para Cabedelo, “por ser uma representação do bioma Mata Atlântica e por tudo que eles representam para o meio ambiente a nível nacional. Aqui em Cabedelo, temos, exatamente, a Flona, o Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha e a Mata do Estado, que chamamos de mosaico de unidades de conservação e que fortalecem a proteção ambiental de áreas importantes para o nosso município e para o Estado da Paraíba”, disse. 

Na ocasião, Walber lembrou a situação da Mata do Estado, cedida recentemente ao município pelo Patrimônio da União.“A partir disso já estamos com termo de referência pronto para implantação do Plano de Manejo da área, a exemplo de como ocorreu aqui na Flona da Restinga de Cabedelo. Ambas são áreas de mata atlântica que precisam ser protegidas, visitadas e estudadas, gerando, sem dúvida alguma, impactos positivos na economia do município e na questão ambiental”, completou. 

A vice-presidente nacional do IMCBio, Silvana Canuto, ressaltou a necessidade da parceria com municípios e estados e, ao falar da missão do ICMBio, explicou sobre como deve ser a relação da comunidade com as unidades de preservação. 

“Temos uma satisfação muito grande em estar inaugurando nosso prédio aqui na Flona da Restinga de Cabedelo, que é um habitat muito importante para espécies ameaçadas de extinção da fauna brasileira, e também onde a comunidade pode trabalhar a sua conscientização em relação à preservação do meio ambiente e participar de atividades de educação ambiental. Essa parceria com municípios e estados é de suma importância, pois a constituição federal, em seu artigo 225, afirma que ‘o meio ambiente é um direito de todos e um dever de todos’, por isso, conclamamos a todos para que conheçam a Flona Restinga de Cabedelo”.

ICMBio – O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, criado dia 28 de agosto de 2007, pela Lei 11.516, é uma autarquia federal, em regime especial, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e também integrante o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama). Cabe ao órgão executar as ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, podendo propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as UCs instituídas pela União. E ainda fomentar e executar programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade e exercer o poder de polícia ambiental para a proteção das Unidades de Conservação federais.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180