Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Defesa Civil e Corpo de Bombeiros de Cabedelo convidam moradores do entorno portuário para simulado de prevenção de acidentes
25/10/2017 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional




A Defesa Civil de Cabedelo, em parceria com a 1ª Companhia Independente de Bombeiro Militar de Cabedelo, participou  de uma reunião com a Associação de Moradores e Amigos do Bairro Santa Catarina (AMABSC) para convidar os moradores do entorno portuário a participarem de um simulado de prevenção de ocorrências, que acontecerá no dia 6 de dezembro, às 14h, na empresa Raizen Combustíveis AS.

A iniciativa faz parte do Plano de Ajuda Mútua (PAM) da Cidade de Cabedelo, que tem por objetivo tratar das diretrizes a serem seguidas pelas empresas que atuam nas instalações portuárias, em situações de emergência. Estão sendo convidados todos aqueles que moram na rua Francisco Serafim e adjacências.  

As diretrizes do PAM são coordenadas pela Companhia Docas da Paraíba (Porto de Cabedelo) com a integração da Defesa Civil junto com o Corpo de Bombeiros e órgãos como a Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Capitania dos Portos, Defesa Civil, Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana, Saúde e Segurança, além de empresas arrendatárias, operadores portuários, órgãos anuentes e OGMo (Órgão Gestor de Mão de Obra).

Na reunião desta terça-feira (24), foi realizada uma palestra informativa sobre a importância da participação da comunidade nas atividades do exercício simulado de prevenção de sinistros. Durante a ação, também será realizado um exercício de evacuação da comunidade local em casos de ocorrência de acidentes.

O coordenador da Defesa Civil de Cabedelo, Fernando Macedo, ressaltou a importância do treinamento para os munícipes e garantiu a participação efetiva dos órgãos municipais. Fernando também acrescentou que além da palestra e da divulgação em redes sociais, a Defesa Civil também realizará in loco uma panfletagem e orientação aos moradores convidando-os para o simulado.

“A Prefeitura de Cabedelo, através de seus órgãos municipais, vai participar desse simulado, que também tem um caráter pedagógico, até mesmo pela vulnerabilidade que a cidade possui tanto no aspecto tecnológico quanto no aspecto natural e social. Ao longo dos anos, não se teve o cuidado de treinar a população para uma eventual situação de acidente”, destacou.
O major Charlton Ribeiro, comandante da 1ª Companhia Independente de Bombeiro Militar de Cabedelo, ressaltou a importância e a necessidade de todos os moradores participarem do exercício simulado, o primeiro nos últimos 15 anos. 

“O objetivo dessa palestra foi justamente informar à população envolvida no local onde ocorrerá esse exercício simulado. As pessoas serão orientadas sobre qual deve ser a conduta e como se comportar numa situação de acidentes. É importante a gente destacar que há muitos anos não acontece essa atividade envolvendo população e órgãos competentes, e que é extremamente necessária e prevista pelo PAM. É uma força tarefa que requer trabalho, porém o intuito maior é a prevenção”.

O presidente da AMABSC, André Luiz Roque, que convocou os moradores para a palestra, agradeceu a iniciativa e convocou todos para se engajarem na ação. 

“Agradeço e parabenizo os representantes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros pela iniciativa. Durante muitos anos não houve uma reunião como essa por parte dos órgãos de segurança envolvendo a comunidade. É importante todo morador daquela localidade saber como deve agir em casos de acidentes”, concluiu.

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180