Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Projeto pioneiro, “O trânsito e eu” inicia distribuição de cartilhas educativas nas escolas municipais
31/10/2017 - Secretaria de Mobilidade Urbana

Paulo Lima



Alunos da 3ª Série do Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino receberam, nesta segunda-feira (30), as Cartilhas do Projeto “O Trânsito e Eu”, desenvolvido pelas Secretarias de Educação (Seduc) e de Mobilidade Urbana (Semob). A iniciativa, que busca inserir no calendário escolar temas sobre educação no trânsito, faz parte de uma parceria pioneira firmada entre a Prefeitura de Cabedelo e o Instituto Renault. 

O projeto O Trânsito e Eu é mundialmente desenvolvido e apoiado pela Renault. Em 16 anos, já alcançou 35 países e beneficiou cerca de 13 milhões de crianças. Cabedelo é o primeiro município do Nordeste a aderir ao programa.

Neste primeiro momento, receberam as cartilhas os alunos das escolas Altimar de Alencar Pimentel e Maria de Miranda Burity. Os materiais didáticos foram fornecidos pelo Instituto Renault, após a conclusão da Capacitação de Professores que coordenarão as ações educativas voltadas à educação no trânsito.

“Essa fase do projeto já foi iniciada em algumas turmas, logo após a capacitação recebida pelos professores e agentes municipais envolvidos. A partir de agora, necessitamos avançar na aquisição do Minicircuito de Trânsito desenvolvido e utilizado em vários países, com o apoio do Instituto Renault”, destacou Telma Santos, coordenadora de Educação para o Trânsito da Semob.

Algumas escolas municipais de Cabedelo já veem desenvolvendo várias atividades curriculares abordando o tema da educação no trânsito. Em algumas delas, estão sendo realizadas dinâmicas de sala, pintura de circuitos de trânsito em pátios internos, bem como a confecção de alegorias representando aspectos da vivência no trânsito, como vias, carros, ônibus, motos, semáforos e placas de sinalização.

Em seguida à parte teórica, uma minicidade será construída pela PMC, com ruas, semáforos, placas de sinalização, faixas de pedestre e ciclovias, onde as crianças vivenciarão situações de mobilidade coletiva e individual, a bordo de minicarros, bicicletas ou a pé, aprendendo a conviver e a respeitar as leis e aspectos da segurança no trânsito. 

“Realmente o minicircuito é bastante aguardado por todos nós, dado o impacto positivo que traz ao processo de ensino-aprendizagem, permitindo que os alunos vivenciem, na prática, vários aspectos da experiência no trânsito. Basta ver o interesse e o entusiasmo com que se relacionam com os objetos que ajudaram a criar e usam nas aulas”, observou a representante do Instituto Renault, Eliane Tarrit. 

Sala de aula - Entre os tópicos mais trabalhados junto ao alunado estão aspectos ligados à humanização e respeito às normas de trânsito. Também são destacados aspectos sobre o uso de capacete e idade mínima para andar em motos e bicicletas, cinto de segurança e sinalização de trânsito. Na cartilha, são abordados temas como: Eu conheço código de trânsito; Eu sei andar de bicicleta; Eu me antecipo ao perigo; Eu utilizo o transporte coletivo; e Eu me adapto a qualquer clima.

“O material didático é de ótima qualidade e de facílima compreensão pelos alunos. A atual gestão municipal vem dando grande prioridade à Educação para o Trânsito, tanto que, em 2018, o tema comporá o Projeto Pedagógico do município”, comentou a diretora da Escola Altimar de Alencar Pimentel, Jaíza do Rosário Moura Santos. 

Os alunos participantes vêm demonstrando muito entusiasmo e interesse pela temática abordada em sala de aula. 

“A parte que eu mais gostei até agora foi quando a gente desfilou na rua com os carros e ônibus. Foi muito divertido”, disse Wanderley dos Santos, de oito anos. Já Kaio Victor da Costa pereira, de oito anos, destacou que conseguiu aprender se divertindo. “Eu gostei muito do Desfile, também. Eu fui o Ônibus, que a gente mesmo ajudou a construir. Mas também aprendi que no trânsito a prioridade é sempre do pedestre, e sobre o risco de andar sem cinto de segurança”, finalizou. 

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180