Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Aulão de Zumba, homenagens e solidariedade marcam encerramento do Outubro Rosa em Cabedelo
31/10/2017 - Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres

Paulo Lima


Alegria, descontração e ações de prevenção às doenças, através de uma atividade que já tem a marca da mulher cabedelense: o Aulão de Zumba. Com esse entusiasmo, a Secretaria de Políticas Públicas Para as Mulheres de Cabedelo (SEPM) encerrou, na manhã desta terça-feira (31), na Praça Getúlio Vargas, no Centro, a programação do Outubro Rosa, visando sensibilizar a sociedade quanto à necessidade do cuidado e da prevenção ao câncer de mama.

Durante todo o mês, em parceria com a Secretaria de Saúde (Sescab), Cabedelo se engajou na campanha. Desde 2014, quando adquiriu um mamógrafo digital para a Policlínica da cidade, mais de 4 mil mulheres já conseguiram fazer o importante exame de prevenção.

“Mais uma vez encerramos o Outubro Rosa animadas pelos ótimos resultados obtidos por nossas políticas públicas voltadas à cabedelense. Desde o início de nossa gestão, em 2013, temos priorizado ações de prevenção às principais doenças que acometem as mulheres. Ações que vão desde a criação do Serviço de Mamografia Digital, que já atendeu mais de 4 mil mulheres do município, e de outras cidades próximas, aos projetos de apoio àquelas mulheres infelizmente atingidas pelo câncer, com o grupo Pétala de Rosas, e de orientação jurídica quando acometidas por violência doméstica, entre outras”, comentou a primeira-dama e vereadora Jacqueline Monteiro.

Durante o evento desta terça-feira, a SEPM reuniu mais de 100 mulheres cabedelenses, que participaram do Aulão de Zumba e aproveitaram para colocar sua saúde em dia, com medição de pressão arterial, testes de glicemia capilar e ginástica laboral sob a orientação de profissionais do Centro Municipal de Fisioterapia Maria do Socorro Ferreira Costa (Cemfisio).

“Estamos nos sentindo realizadas nesse trabalho promovido pela SEPM, com todo apoio da gestão municipal e em efetiva parceria com outras Secretarias municipais. Nosso Fórum Outubro Rosa, novamente, foi um sucesso. Temos consolidado programas assistenciais vencedores, como o das artesãs do Ondinas de Cabedelo; os diversos cursos de culinária e empreendedorismo; o projeto Mel de Rosas, que tanto apoio tem dado às mulheres acometidas pelo câncer e vítimas de violência doméstica; os encaminhamentos ao nosso Serviço de Mamografia Digital. Essas ações não param, dado o caráter continuado e sempre focado no apoio às mulheres cabedelenses que nossa Secretaria possui”, destacou a secretária Mônica Pimentel. 

Para quem participou do encerramento da campanha, ficou a satisfação e a certeza de que cuidar da saúde é, sempre, a melhor prevenção. 

“Tenho gostado bastante da forma como a Prefeitura tem dedicado cada vez mais atenção especial ao bem-estar da gente. Isso ocorre nos serviços de saúde e em momentos legais como esse, em um clima muito bom”, disse Cliciana Machado da Silva, de 22 anos, moradora do Centro de Cabedelo.

“Além da alegria que é participar dessas aulas de dança, não podemos deixar de elogiar o trabalho de prevenção e orientação ao câncer. Isso é muito importante para nós, mulheres, e aqui em Cabedelo temos tido todo o apoio necessário”, completaram Maria de Fátima Silva, de 66 anos. e Maria de Fátima Souza Silva, de 61 anos, ambas residentes em Ponta de Campina. 

Solidariedade e homenagem – Durante o encerramento do Outubro Rosa, a primeira-dama Jacqueline Monteiro fez questão de lembrar e homenagear a médica pediatra Verônica Menezes de Lucena Santos, que faleceu nesta segunda-feira (30), vítima de câncer. Verônica foi uma das mulheres homenageadas durante o mês da Mulher, em março. 

“Verônica foi uma guerreira e lutou, até o fim, contra a doença, sempre com muita alegria e fé. Ela se foi, mas deixou entre nós um legado de esperança e de perseverança. Ficará para sempre em nossa memória, assim como a professora Mauricélia Ponce, que também nos deixou esse ano vítima da mesma doença”, disse, emocionada. 

A solidariedade também esteve presente no encerramento do Outubro Rosa. Quatro mulheres tomaram a iniciativa de cortar e doar seus cabelos ao Hospital Napoleão Laureano, ajudando a melhorar a autoestima, com a confecção de perucas, de tantas outras mulheres vítimas do câncer. Leticia Ribeiro de Oliveira , de 12 anos; Nayenne Duarte Rossette Nogueira, de 34 anos; Isabel Rossette Nogueira Teodoro, de 6 anos e Maria Nogueira de Queiroz, de 9 anos foram, pessoalmente, entregar a doação, ao lado da primeira-dama.  

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180