Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Seduc inicia atividades da Semana da Consciência Negra com palestra sobre trabalho pedagógico nas escolas
6/11/2017 - Secretaria de Educação

Paulo Lima


A Secretaria de Educação de Cabedelo (Seduc), por meio da Coordenação da Diversidade Étnico Racial e de Gênero, realizou, nesta segunda-feira (6), a abertura da Semana da Consciência Negra. O evento aconteceu no Cabedelo Clube e reuniu supervisores e professores de Geografia, História, Artes e Português, para discutir o conhecimento e as técnicas pedagógicas necessárias para o trabalho docente sobre a temática racial.

O encontro teve como palestrante a professora Solange Rocha, do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi/UFPB), que discorreu sobre o trabalho desenvolvido pelo Núcleo e as implicações práticas da educação no combate ao preconceito racial. Na parte artístico-cultural, o evento reservou para os participantes a apresentação de grupo de capoeira formado por alunos da Escola Paulino Siqueira, comandados pelo mestre Lampião, e o jogral “Negro Empoderado”, de autoria da professora Ivonete Coriolano, apresentado por alunos da escola Marizelda Lira. 

“O objetivo desse encontro é trocar ideias e experiências e, assim, aprimorar o trabalho docente com técnicas e conhecimentos pedagógicos diferenciados a partir da desconstrução do racismo na escola. Sabemos que é uma tarefa difícil, por se tratar de uma cultura de raízes seculares.

Todavia, nosso intento é utilizar a educação como instrumento de desconstrução do racismo. Trabalhando com firmeza, a partir do micro e somando esforços na intenção de atingirmos o macro, sem se importar se teremos tempo para ver os frutos dessa luta que semeamos cotidianamente, a equidade social, no chão da escola. Vamos fazendo a parte que nos compete nesse difícil e longo processo histórico de desconstrução do preconceito racial”, declarou a coordenadora da diversidade, Ivonete Coriolano.

De acordo com a coordenadora, o encontro foi uma forma de manter acesa a chama da responsabilidade social de cada educador para que, em seu respectivo trabalho docente, utilize-se de conhecimentos e técnicas especificas para o combate ao racismo. Acentuou também a necessidade de que cada escola desenvolva um trabalho em equipe na luta contra a chaga social denominada racismo.

Para a coordenadora do Ensino Fundamental II, Marta Sabino, o encontro representou um momento para a reflexão sobre a temática do racismo que, muitas vezes, pode ser sentido dentro das próprias famílias, e que, socialmente, atinge instituições como as escolas.

“É um momento de muita alegria e de responsabilidade participar de um encontro onde se discute a questão racial e o preconceito. Sabemos que a educação é a base de tudo e é através dela que podemos mudar muitas coisas. Através da discussão desses temas, dos professores levando para a sala de aula e trabalhando com o alunado, com certeza, no futuro, teremos um Brasil diferente, um país capaz de compreender e respeitar todas as diferenças, principalmente, no que toca as questões de raça e de consciência negra”, comentou.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180