Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
PMC lembra Dia Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência com palestras e entrega de cadeiras de rodas
8/11/2017 - Secretaria Municipal de Assistência Social

Michael Sampaio



A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), celebrou, nesta quarta-feira (8), o Dia Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência. A data que foi criada através da Lei n° 1.628, de 25 de junho de 2013, em um projeto de lei proposto pela vereadora Jacqueline Monteiro, primeira dama do município.

Durante o evento, que aconteceu no Auditório da PMC, houve a entrega de cadeiras de rodas e de banho a beneficiados através da Semas. A programação também contou com palestras e a apresentação de um projeto, a ser enviado à Câmara Municipal, que determina, dentre outras coisas, prioridade de atendimento nas repartições públicas e instituições financeiras às pessoas com deficiência, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, crianças de colo no âmbito do município de Cabedelo.

Participaram da solenidade representantes da Semas, Educação e Saúde, Secretarias que desenvolvem atividades com pessoas com deficiência, bem como usuários dos programas assistenciais voltados para o segmento. O público teve oportunidade de assistir a palestra da assistente social do INSS, Jocelma Brandão, sob o tema “O Benefício de prestação continuada: entre os critérios de acesso e a garantia do direito”.

“Mais do que lembrarmos a luta e os direitos das pessoas com deficiência, destacamos os avanços alcançados para melhorar a qualidade de vida e o bem estar de cada uma delas. A iniciativa em criar esse dia consolidou o pioneirismo e a vocação de Cabedelo quando se trata de Inclusão Social, demonstrando o cuidado e a atenção que nossa gestão dá à causa, seja implantando e desenvolvendo políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, seja trabalhando para que essa deficiência não seja limitação para nada”, destacou o prefeito Leto Viana.

A primeira-dama Jacqueline Monteiro, autora, enquanto vereadora, da Lei que instituiu o Dia, ressaltou o trabalho da atual gestão para oferecer toda a atenção e cuidados às pessoas com deficiência do município. 

“Esse momento é especial, pois temos aqui uma demonstração da parceria entre a Secretaria da Assistência Social, da Saúde e da Educação, que tem sido fundamental para que possamos trabalhar em prol das pessoas com deficiência no município. Como autora da lei que instituiu essa data, acredito que os avanços conseguidos têm que ser comemorados e, também, verificadas as condições de ampliação dos benefícios, através de novas ações e leis que venham a favorecer a causa. A gestão atual tem se dedicado a dar toda a atenção às pessoas com deficiência em todos os aspectos” disse. 

Avanços – O secretário adjunto da Semas, Ricardo Vasconcelos, listou os avanços do município em relação à pessoa com deficiência. Dentre eles, estão a implantação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência; o atendimento a 300 pessoas cadastradas na Semas, através da Coordenação da Pessoa com Deficiência; o serviço de transporte que, atualmente, conta com dois veículos para condução dos usuários para atendimentos especializados; disponibilização de cuidadores para o acompanhamento dos usuários; além acompanhamento da assistência social através do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e da própria Secretaria.

“O 8 de novembro foi criado para conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência aqui em Cabedelo. Muitos dos avanços são resultantes da vontade de transformar a sociedade, porém há muito ainda para se fazer e, nesse momento, queremos enfatizar o compromisso da gestão atual em contribuir para uma sociedade mais humana, justa e comprometida com a questão da pessoa com deficiência. Acreditamos que divulgar e lutar pelos direitos delas é um trabalho diário contínuo, e essa data é muito importante como um marco em nossa cidade, pois nos faz refletir e buscar por soluções em conjunto”, comentou o secretário adjunto da Semas, Ricardo Vasconcelos.

Mãe de uma pessoa com deficiência e presidente da Associação de Mães e pais de pessoas com deficiência de Cabedelo (Amapedec), Nicelma do Nascimento Santos falou da importância da data e do apoio que é ofertado pela Prefeitura de Cabedelo.   

“A data de hoje tem um significado muito importante, porque em nenhum tempo Cabedelo teve alguém que trabalhasse a favor da pessoa com deficiência e, nessa gestão, encontramos todo apoio. Em todas as Secretarias que chegamos somos bem atendidos, o que demonstra atualmente um outro olhar. Se a pessoa com deficiência não encontra apoio, a vida se torna muito mais difícil, então em Cabedelo, com todas os trabalhos voltados para elas e o cumprimento da lei, estamos muito felizes e agradecidos por toda assistência que nos é dada”.
Secom Cabedelo






Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180