Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Acessuas e Desenvolver Cabedelo apresentam programa de microcrédito a empreendedores do bairro de Salinas Ribamar
13/11/2017 - Secretaria de Indústria, Comércio e Portos

Michael Sampaio


O programa Desenvolver Cabedelo promoveu, na última sexta-feira (10), uma palestra de apresentação do programa de microcrédito para cerca de 15 pessoas com habilidades para empreender. A iniciativa fez parte de uma das ações da Política Nacional de Assistência Social (Acessuas) em Cabedelo. 

O evento, realizado na Escola Municipal Hildebrando da Silva, no Salinas de Ribamar, foi idealizado pela Acessuas após um mapeamento no bairro que identificou empreendedores com interesse no programa de microcrédito.

“Durante o mês de setembro realizamos oficinas de desenvolvimento de competências e habilidades, quando foi identificado um grupo com interesse no Desenvolver Cabedelo e buscamos fazer essa ligação. Um dos objetivos do Acessuas é promover a inserção de usuários da assistência social no mercado de trabalho, não apenas o emprego de carteira assinada, mas também através da formalização do microempreendedor”, disse a Técnica de referência Acessuas Trabalho Cabedelo, Elisabete Vieira. 

A palestra de sexta-feira buscou orientar os participantes a como iniciar um negócio próprio ou formalizar um já existente, já que a legalização é pré-requisito para a participação no Desenvolver Cabedelo.

“Procuramos sempre apresentar o programa para os microempreendedores com o intuito de esclarecer a real importância de ter sucesso no seu negócio. Atendemos aos interessados e orientamos desde a sua formalização e durante o funcionamento para que este perdure com sucesso oferecendo capacitações, através das parcerias com o Sebrae, IFPB e UFPB”, destacou a coordenadora do Desenvolver Cabedelo, Geovanice de Fátima Ferreira. 

Eliane Santos, atualmente desempregada, foi uma das que estiveram presente na palestra para buscar orientação e recursos e poder abrir seu próprio negócio. “A palestra me trouxe mais informações. Estava com muitas dúvidas, mas agora já sei mais ou menos por onde começar para abrir minha lojinha de roupas”.

Desde que o Desenvolver Cabedelo começou a funcionar efetivamente, em outubro de 2015, o número de microempreendedores locais cresceu mais de 60%. Em setembro de 2015, eram 1.180. Em junho deste ano, passou para 1.936.

O Programa Desenvolver Cabedelo foi criado pela Lei Municipal 1.751, de 12 de junho de 2015, e é voltado para dar apoio aos pequenos negócios, cujas atividades necessitem de amparo financeiro, capacitação empreendedora e financiamento. Até hoje, o programa já beneficiou 277 MEIs, em um investimento de R$ 645.960,00. 

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180