Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Seduc lança Programa de Formação Continuada de Gestores Escolares e de Creches
14/11/2017 - Secretaria de Educação

Paulo Lima



A Secretaria de Educação de Cabedelo (Seduc), por meio do Setor de Gestão Escolar (Seges), lançou, nesta segunda-feira (13), o Programa de Formação Continuada de Gestores Escolares e de Creches. A cerimônia aconteceu no auditório da Seduc e reuniu cerca de 100 profissionais, entre gestores e adjuntos, das unidades escolares e creches do município.

O evento teve inicio com a palestra do diretor geral do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Lício Romero Costa, sobre o tema “Planejamento Estratégico de Gestão”. Em seguida, o arte-educador Heráclito Cardoso realizou a exposição de um case sobre a implantação das Práticas Integrativas e Complementares na Escola Paulino Siqueira.

“Temos hoje aqui um grupo forte que faz a educação de Cabedelo. São nossos gestores que estão à frente das escolas, que trabalham diretamente com o aluno, com a comunidade escolar, com os pais e que têm esse envolvimento maior com a Secretaria. A proposta de formação contínua é uma necessidade nossa não de um momento, mas de um processo. Ela reserva momentos proveitosos como esse, com a apresentação de trabalhos, troca de experiências, pois o trabalho de gestão, não importa quanto tempo a pessoa o exerça, é sempre um aprendizado diário, contínuo”, comentou o secretário de educação, Alsony Meireles.

As atividades tiveram continuidade à tarde com o workshop de Gestão Educacional da Educação Básica, no qual todos os gestores cumpriram a última etapa da formação de gestores de 2017, com a apresentação dos projetos de gestão de todas as unidades escolares e creches. O encontro foi encerrado com um sarau musical.

“O programa é uma iniciativa da Seduc, pensando no fortalecimento dos gestores e visando o desempenho e a melhor qualidade da educação de Cabedelo. Acreditamos que seja um passo significativo para a educação do município e um divisor de águas no trabalho de formação de todos os nossos gestores escolares e de creches. Em média, 100 profissionais foram envolvidos em sua totalidade na execução desse trabalho. Isso nos alegra muito pela adesão, pois sabemos o quanto é difícil mobilizar a totalidade de um grupo, mas conseguimos integrar 100% da equipe de gestores do município nessa formação”, destacou a coordenadora do Seges, Priscila Dias.

De acordo com Priscila, o lançamento oficial do Programa foi precedido por um processo de formação executado ao longo do ano, centrado em três atividades distintas: o Papo de Gestor, em que se trabalha com rodas de conversa a partir das experiências compartilhadas sobre gestão; o Laboratório de Gestão, atividade acompanhada pelo Seges para que se possa melhorar as iniciativas e as propostas dos gestores junto às instituições de ensino; e a Excursão de Gestores, que é uma atividade de imersão de experiências fora do espaço de trabalho, com temáticas voltadas para as relações interpessoais, organização e gestão de conflitos, em que procura-se trazer para o gestor um diferencial de vivências de temáticas especificas para aplicação no dia a dia.

“Estamos apresentando nosso próprio programa já com o resultado de um ano de trabalho. O Programa vai trazer uma melhora prática na qualificação e competência técnica dos gestores na administração escolar, na gestão de pessoas, no exercício da gestão democrática da educação, além de contribuir para o cumprimento e o melhoramento de nossas metas junto ao Ministério da Educação. Esse ano já conseguimos resultados positivos em relação ao ano passado, e a ideia, a partir de agora, é que tenhamos, com a adoção do programa, a preocupação de, a cada ano nessa gestão, melhorar ainda mais o potencial do gestor escolar e do gestor de creche”, concluiu Priscila. 

Secom Cabedelo







Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180