Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
UMA FORTALEZA DE SABORES:Comerciantes e chefs de cozinha elogiam estrutura do I Festival Gastronômico de Cabedelo
20/11/2017 - Secretaria do Turismo

Michael Sampaio e Paulo Lima


Comerciantes, expositores, chefs e visitantes que foram conferir o I Festival Gastronômico de Cabedelo eram só elogios à estrutura e às atrações oferecidas na Fortaleza de Santa Catarina nos dias 17, 18 e 19.

Promovido pela Secretaria de Turismo (Setur), o Uma Fortaleza de Sabores reuniu cerca de 50 parceiros e movimentou a cidade e a economia locais apresentando novidades e opções gastronômicas de restaurante e estabelecimentos culinários de Cabedelo e região.

“Cabedelo está de parabéns pela iniciativa desse primeiro Festival Gastronômico, foi um sucesso.  Esperamos que esse evento fique no calendário da cidade e, consequentemente da Paraíba”, destacou a gerente executiva de Turismo da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Alessandra Lontra.

Dentre os chefs convidados ao Festival estavam Filipe Tavares (Uninassau JP), Fábio Cunha (FPB), Andrea Hunka (PE), Junior França (BA), Cumpade João (PB), Ivonete Nóbrega (PB) e Onildo Rocha (PB). As oficinas, palestras e aulas-shows ministradas durante o evento destacavam a valorização da culinária e produtos locais, gastronomia Kids e Fitness e culinária vegana, com a Sociedade Brasileira Vegana de João Pessoa.

“Gastronomia é a grande identidade de um povo. Esse Festival, realizado num local histórico onde culturalmente a cidade teve início, trouxe um movimento muito interessante para o comércio da cidade. Aqui, teve desde frutos do mar até a diversidade frutífera da região. Esse foi o grande valor do evento”, avalia a chef pernambucana Andréa Hunkae.

Para o chef baiano Junior França, a presença de colegas de outros Estados  agregou cultura e mais conhecimento a todos que participaram do Festival.

“Dou nota mil para esse evento aqui em Cabedelo. Já participei de 14 festivais gastronômicos e eu nunca tinha visto um evento dessa grandeza e tão bem organizado quanto esse. Está de parabéns a Prefeitura de Cabedelo”.

Onildo Rocha é paraibano e um dos chefs embaixadores da culinária local no Brasil e no mundo. Durante o Festival, ele levou aos participantes não uma aula-show, mas uma palestra sobre produtos locais, para que as pessoas valorizem mais o que é da terra.

“Fiquei muito feliz com tudo que vi aqui. Primeiro pela escolha do local: a Fortaleza é linda e superapropriada para receber eventos desse porte. A Prefeitura está de parabéns por esse evento. Eu andei um pouco pelo Espaço Gourmet e vi que tem muitos pratos ‘nossos’: rubacão, caldinho de peixe... Mas também tem massa, comida japonesa... Muitas diversidades. E isso é muito bom. Esse Festival só agrega valor e beleza a Cabedelo, que já é naturalmente bela”.

Comércio aquecido – Cerca de 20 restaurantes e empreendimentos gastronômicos participaram do Festival, comercializando pratos que iam até R$ 15. Todos saíram satisfeitos com o aquecimento do comércio proporcionado pelo evento, e, principalmente, com a valorização da culinária local.

“A pizzaria Mil Graus vem de São Paulo e existe há uns 30 anos sob administração da minha família. Trouxemos essa marca para Cabedelo e, com isso, e com a satisfação do público, estamos atraindo clientes até de fora do município. O festival veio potencializar não apenas a nossa pizzaria, mas todos os empreendimentos culinários da cidade, e nós ficamos muito satisfeitos em participar”, disse o empresário Dário Lira.

Um dos restaurantes mais tradicionais de Cabedelo, o Badionaldo, também esteve presente ao Festival, e espera que, ano que vem, possa participar novamente.

“Mesmo a gente tendo um estabelecimento já bastante conhecido, é uma satisfação imensa participar de um evento tão bem organizado como esse. Aproveito para agradecer a todos da Prefeitura e, desde já, espero que venham outros Festivais como esse no futuro”, disse Antônio Aurélio Filho, o Toinho.

Para quem esteve visitando e degustando o Festival, os elogios iam desde à escolha do local, passando pela estrutura, workshops, exposições e, claro, aos pratos apresentados. 

“Cabedelo tem uma diversidade muito boa na gastronomia, e hoje também vemos algumas propostas inovadoras. Isso é um incentivo para a própria comunidade local conhecer a gastronomia regional. Eu gostei muito da disposição dos locais no evento, porque dá para as pessoas visitarem os estandes com facilidade. Outra coisa muito interessante foi a realização dos workshops com temas específicos para profissionais e para a população”, disse a estudante de Nutrição Renata Bragança.

“Um evento dinâmico, que trouxe as pessoas e, principalmente, os turistas. Eu vim para acompanhar também o desfile das artesãs cabedelenses, do Ondinas, porque eu acho importantíssimo esse espaço que elas têm para divulgar seus belíssimos trabalhos”, completa a ex-miss Paraíba Natália Taveira.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Paixão de Cristo 2018
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180