Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Parceria entre Setur e IFPB leva programa de qualificação para profissionais do setor turístico de Cabedelo
21/11/2017 - Secretaria do Turismo

Paulo Lima


Otimizar o atendimento à clientela dos serviços turísticos que atuam em Cabedelo, através da qualificação de seus operadores. Este é o principal objetivo do Programa de Qualificação dos Serviços Turísticos da Cidade de Cabedelo, promovido pela Secretaria de Turismo (Setur) em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus Avançado/Cabedelo, que teve início nesta segunda-feira (20).

O curso é destinado, prioritariamente, aos funcionários que mantêm contato mais diretamente com o cliente – garçons, recepcionistas, operadores de caixa – e visa, num primeiro momento, capacitá-los para o período de verão que se aproxima e, assim, alcançar a excelência nos serviços de atendimento ao turista e ao visitante local. As aulas acontecem no IFPB, no Centro, com duas turmas: uma pela manhã, das 8h às 12h, e outra à noite, das 18h30 às 21h30.

“Fomos procurados pela Setur para qualificar o setor de turismo, principalmente na questão do atendimento aos turistas. Portanto, estamos ofertando o curso de hospitalidade e qualidade no atendimento voltado para os setores de bares e restaurantes e para os profissionais que atuam nos catamarãs, já que nos aproximamos do período do verão. A intenção é que possamos fazer com que essas pessoas façam uma reflexão da sua atuação profissional e que possam melhorar ainda mais o serviço que é ofertado àqueles que vêm visitar a cidade”, revelou a professora Andreza Paiva, responsável pelo primeiro módulo do curso.

De acordo com Andreza, o programa é baseado em cinco encontros, ministrados por uma equipe multidisciplinar formada por especialistas em turismo, administração, psicologia e educação física. As temáticas discutidas envolvem questões como qualidade no atendimento e hospitalidade, conceitos gerais sobre produto turístico, relações de trabalho e trabalho em equipe. São 20 horas/aula e os participantes têm direito a certificado emitido pelo IFPB. 

“O conceito de hospitalidade é muito explorado dentro das estratégias de venda do destino turístico e está muito atrelado às pessoas, ao bem receber. Não basta ter apenas uma boa comida, um bom produto, também é preciso atrelar isso a um bom serviço. Esse serviço parte, necessariamente, das pessoas, da forma como se recebe o turista, como o acolhe, como se atende à demanda dele e tudo isso é importante para fazer com que eles voltem ou indiquem o destino para outras pessoas”, destacou Andreza.

As turmas já iniciadas, formadas, por profissionais de bares e restaurantes, além de alguns proprietários, contam com cerca de 30 alunos e a expectativa é que, após a conclusão da terceira turma, com o pessoal dos catamarãs, cerca de 60 alunos sejam efetivamente certificados pelo Instituto Federal.

“Aplicamos em nossas aulas uma dinâmica que envolve a exposição, mas também os trabalhos em grupo e, sobretudo, valorizamos muito a questão da conversa, de pegar as experiências deles e refletir sobre isso. A ideia é trocar experiências e, através desse contato, indicar como eles, no dia a dia, podem melhorar em suas profissões”, concluiu Andreza Paiva.

Para Joyce Sales, que trabalha com vendas, o curso representa uma oportunidade de conhecimento.

“Trabalho com vendas e vejo no curso uma oportunidade de melhorar minha profissionalização. É sempre bom saber mais, tanto sobre a área que atuo, o que estou fazendo, aprender algo mais e tirar algumas dúvidas sobre o tratamento com as pessoas que procuram nossos produtos”, comentou.

Atendente em uma cafeteria, Bruna Erity falou sobre a impressão inicial do curso e as perspectivas para conhecimento adquirido. 

“Estou gostando bastante do curso e gostaria que tivéssemos mais oportunidades como essa. É bom para nós que trabalhamos no setor do turismo ampliarmos nosso conhecimento além da técnica que dominamos. Aqui aprendemos um pouco mais sobre o ramo e sobre a relação com os clientes”, finalizou. 

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Natal De Cores e Corais 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180