Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Combate à violência contra a mulher é tema de palestra para alunos de rede municipal
23/11/2017 - Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres




A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM), em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), realizou, nesta quinta-feira (23), na Escola Marizelda Lira da Silva, uma palestra sobre aspectos da violência contra a mulher. O evento foi realizado a pedido da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e faz parte das ações de divulgação do Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, que acontece neste sábado (25).

Alunos das turmas de 6º ao 9º ano, na faixa etária dos 12 aos 15 anos, tiveram oportunidade de ouvir as palavras do coordenador do Setor de Projetos Educacionais, Gilberto Silva, que destacou a questão do respeito às mulheres em todas as situações, e da assessora Jurídica da SEPM, Juliana Ataíde que, juntamente com a equipe, destacou questões relativas à violência no cotidiano, o papel e projetos da Secretaria da Mulher de Cabedelo. O painel principal foi conduzido pela equipe da DEAM, e explanou acera dos tipos de violência, a Lei Maria da Penha e as conquistas da lei.

“É sempre importante trazermos para as meninas conversas sobre a violência. No caso, não da violência fim, aquela que já ocorreu, mas sempre mostrar porque que ocorre essa violência contra a mulher, e reforçar que existe uma legislação especifica que protege as mulheres. Essa é uma questão histórica-social que precisamos combater desde muito cedo para que esse ciclo não se repita. Iniciativas como essa, e também a do Agosto de Maria, tem mostrado para as mulheres que isso pode ser diferente, se começarmos a trabalhar muito cedo na educação de meninos e meninas. É preciso que possamos sempre nos voltar para a questão do respeito mútuo",  declarou a assessora jurídica da SEPM, Juliana Ataíde.  

Para a delegada da DEAM/Cabedelo, Nadja Fialho, a palestra foi uma oportunidade de conscientizar os adolescentes para o combate a todas as formas de violência contra a mulher, através do conhecimento dos tipos de violência e, também, dos caminhos que devem ser seguidos em casos de ocorrências.   

“A ação de hoje faz parte da campanha mundial  "16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres". Hoje são 160 países que abraçam essa campanha e nosso município não poderia ficar de fora dessa iniciativa. Temos uma parceria com a SEPM para realizarmos diversas ações durante o período da campanha. É de suma importância a realização dessas palestras para conscientizar adolescentes e pré-adolescentes de como ajudar seus familiares. O processo educativo é capaz de fazer a diferença, conscientizar e prevenir comportamentos de violência”. 

Ao som do tema “Quem ama cuida, quem ama abraça, dá carinho e dá amor”, o coordenador do Setor de Projetos Educacionais, Gilberto Silva, expôs para os alunos a força do respeito e do amor como uma forma de combate e prevenção à violência contra as mulheres.  

“Trazer a temática de combate à violência contra a mulher é bastante oportuno. Para mim, então, é fantástico, porque é meu próprio aprendizado de vida. O casamento e a paternidade de duas mulheres foram um aprendizado de como cuidar de uma mulher. Na convivência com as mulheres, dentro de casa e no campo profissional, aprendi que elas têm muito a nos ensinar, sobretudo, a sermos homens completos. Creio que os alunos saem hoje da sala sabendo isso. Quem ama cuida, quem ama abraça, da carinho e dá amor, dá valor, dá calor. A mensagem desse mix vai ficar no imaginário deles, porque esse tipo de mensagem transforma a criança num adulto, num cidadão completo”, destacou Gilberto.

Campanha – A Campanha "16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres" é uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público engajados nesse enfrentamento. Desde sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países. Mundialmente, a Campanha se inicia em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo 6 de dezembro, que é o Dia Internacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. No Brasil, a Campanha acontece desde 2003 e, para destacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras, as atividades aqui começam em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.   

Secom Cabedelo
 

 

         




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Paixão de Cristo 2018
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180