Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Simulado de acidente com vazamento de combustível mobiliza Defesa Civil e moradores do entorno do Porto de Cabedelo
7/12/2017 - Secretaria de Segurança

Igo Viana


A Defesa Civil de Cabedelo participou, nesta quarta-feira (6), de um exercício simulado simples de treinamento de acidentes no entorno do Porto. A atividade, que envolveu centenas de profissionais e moradores da localidade, foi idealizada pelos órgãos que fazem parte do Plano de Ajuda Mútua da Cidade de Cabedelo (Pamcic), e atende às exigências das Normas Regulamentadoras de Segurança.

A iniciativa, que contou, também, com a presença do prefeito Leto Viana, não ocorria há mais de 12 anos na cidade, e simulou uma situação de transbordamento de um tanque de combustível com possíveis vítimas. A maior movimentação foi realizada na rua Francisco Serafim, no bairro Santa Catarina, entre o porto de Cabedelo e a Fortaleza de Santa Catarina. No local, foram realizados, previamente, o isolamento de ruas e o processo de evacuação de moradores.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Cabedelo e articulador dos órgãos municipais no Pamcic, Fernando Macedo, a atividade contou com, aproximadamente, 150 profissionais, e foi extremamente necessária, principalmente devido às características físicas da cidade.

“Nós vivemos em uma cidade que é vulnerável a esse tipo de ocorrência, então todos os órgãos precisam estar capacitados para uma situação de acidente real. Existia um déficit, pois fazia mais de 12 anos que não acontecia esse tipo de simulado, e esse foi o primeiro dentre muitos que iremos realizar, para o bem da sociedade cabedelense. É importante ressaltar que a atividade teve um caráter pedagógico, não só para os órgãos envolvidos, como também para toda a população. O balanço foi completamente positivo, pois ocorreu tudo sob controle com a participação efetiva dos órgãos que integram o Pamcic”.

Participaram do exercício os seguintes órgãos integrantes do Pamcic: Companhia Docas da Paraíba, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil de Cabedelo, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Secretaria Municipal de Segurança, Secretaria Municipal de Saúde, 6ª Companhia da Polícia Militar da Paraíba, Polícia Rodoviária Federal, Marinha do Brasil, além de empresas e terminais de Distribuidoras de Combustíveis e Derivados.

Segundo o major Charlton Ribeiro, comandante da I Companhia Independente de Bombeiros Militares da Paraíba (I CIBM), um dos coordenadores do Pamcic e responsável geral pelo simulado, a atividade realizada foi um sucesso. 

“O intuito de fazermos esse evento é incutir uma mentalidade preventiva. No simulado, pudemos implementar uma ferramenta importante em gerenciamento de crises que se chama ‘Sistema de Comando Incidente’. Foram feitas reuniões anteriores com todos os integrantes do Pamcic e aqui obtivemos esse êxito com todos os procedimentos sendo realizados e todas as normas exigidas sendo cumpridas. A participação dos órgãos da Prefeitura também foi bastante importante, pois conseguiram agregar muito à atividade desenvolvida”. 

E o que a população achou? – Os moradores que não se envolveram diretamente no exercício ficaram acompanhando tudo atentamente. Para Antônio Josuel, seu ‘Petequinha’, morador da rua Francisco Serafim há mais de 60 anos, o simulado tem uma grande importância. 

“Eu estou vendo isso acontecer pela segunda vez, nem lembro quando foi a primeira. Isso é importante porque na hora do aperreio a gente precisa saber como se defender. E eles deixaram um folhetinho na nossa casa para já ficarmos atentos”. 

Já dona Antônia da Silva, aposentada, moradora há mais de 30 anos, explicou direitinho o que aprendeu. 

“Fazia tempo que isso não acontecia. É muito importante para a gente saber como agir se porventura acontecer um acidente. Temos que ficar prevenidos. Aprendi aqui e nas reuniões que a gente tem que pegar o que mais necessita, sair devagar, sem alvoroço, para não ficar aquele corre-corre. E também não podemos ir para perto, porque não teríamos como ajudar...É a segurança da gente sempre em primeiro lugar”.

“A gente tem dificuldade de envolver a população de forma direta, mas vamos quebrando esse gelo, pois é um processo evolutivo... Desde o início, nas reuniões, foi muito importante a participação dos moradores do entorno portuário, e principalmente quando foram envolvidos no procedimento de evacuação”, finalizou Fernando Macedo. 

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180