Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Em 2 anos, Desenvolver Cabedelo já investiu e capacitou mais de 200 comerciantes
18/12/2017 - Secretaria de Indústria, Comércio e Portos

Michael Sampaio



O prefeito Leto Viana entregou, nesta segunda-feira (18), mais 15 cheques a microempreendedores (MEIs) dentro do Desenvolver Cabedelo, que completou 2 anos. Desde sua implantação, o programa já investiu R$ 695.060,00 no crescimento dos pequenos negócios locais, beneficiando um total de 292 comerciantes. 

“Em apenas dois anos, vimos o Desenvolver se firmar como um programa sério e que busca não apenas investir em nossos MEIs, mas, principalmente, capacitá-los para que eles possam crescer, gerando emprego e renda aos cabedelenses”, destacou Leto. 

A programação em alusão aos 2 anos do programa, contou com a palestra “Atitudes Empreendedoras”, com o consultor do Sebrae PB, Roberto Braga.

Vinculado à Secretaria de Indústria e Comércio, o Desenvolver, além de conceder empréstimos de até R$ 5 mil com juros bem abaixo do mercado, auxilia os comerciantes cadastrados na constituição formal de MEI e oferece capacitações e acompanhamento do desenvolvimento dos seus negócios. 

“O Desenvolver Cabedelo tem se pautado por ações e diretrizes que vão além da mera expectativa de alguém obter um empréstimo financeiro. Na verdade, e isso marca o caráter dessa experiência, trata-se de um programa apoiado na determinação do Poder Executivo em levá-lo à frente, no nível de excelência técnica que nos orienta, através de instituições parceiras e, de forma importante, a capacidade empreendedora da população cabedelense. Trata-se de uma política pública de grande impacto socioeconômico para o município, que chegou para ficar e, portanto, lida com seus objetivos, controles e aspectos legais com prioridade”, enalteceu o secretário Alexandre Maia.

Quem se cadastra no Desenvolver tem acesso à assessoria técnica em contabilidade, administração de pessoal e vários aspectos relacionados às pesquisas de mercados, precificação de produtos e serviços, além do controle de receitas, despesas e lucro.

O programa atua com diversas parcerias, como a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Instituto de Brasileiro de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Os empréstimos podem ser pagos em até 24 vezes. Do montante de recursos disponíveis, 20% são destinados a MEIs que estão voltando ao programa, após quitarem o empréstimo; e 80% ficam à disposição de novos microempreendedores. 

“Consegui pagar o primeiro empréstimo com um ano e cinco meses, bem antes do prazo contratado. Para mim, foi tudo nota dez, principalmente pelos juros baixos, com tempo para saldar a dívida, além de orientação para tudo”, comentou Ricardo Brito da Silva, empreendedor da MEI “Ricardo Acessórios”.

"Foi muito importante o apoio do programa. Desde o dinheiro que pude tomar emprestado, às orientações sobre como controlar o negócio, sobre o que é despesa, receita, lucro e o que fazer para melhorar. Tanto que consegui quitar a dívida na metade do prazo, com apenas um ano”, finalizou André Luiz Cristiano Lourenço, dono de um salão de cabelereiro no Renascer II.

O Programa - Para participar do Programa, os interessados devem fazer o seu cadastro na sede do Desenvolver, situada à Rua Joaquim Bento de Santana, s/nº, sala C, no bairro de Monte Castelo (embaixo do Varanda´s Dancing Bar e ao lado da agência do Bradesco), das 8h às 14h, horário de funcionamento do órgão. Ao local, é importante comparecer munidos de Carta CNPJ, Comprovante de Residência, Identidade e CPF.

Após fazer seu cadastro, o candidato se submeterá ao processo de capacitação para ser habilitado a definir o Plano de Negócio. Aprovado o Plano, cabe ao comitê gestor analisar cada um para definir o valor a ser emprestado e o prazo de pagamento, levando em conta a capacidade de cada um. Após essa etapa, o processo entra na fase de crédito e, depois, no pós crédito, que é o acompanhamento da aplicação dos recursos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3250-3109. 

Secom Cabedelo







Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Paixão de Cristo 2018
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180