Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Seduc qualifica 35 profissionais de saúde para atendimento inclusivo
22/12/2017 - Secretaria de Educação

Paulo Lima


A Secretaria de Educação (Seduc) de Cabedelo, por meio do Centro de Atendimento Educacional Especializado – Educação Inclusiva – (CAEE), realizou, nesta quinta-feira (21), o encerramento do Curso Básico de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), para os profissionais de saúde da Atenção Básica. O curso, que teve início em agosto, qualificou em torno de 35 profissionais no domínio da linguagem de comunicação com os surdos.

A iniciativa reuniu agentes comunitários, técnicos de enfermagem, enfermeiros e atendentes em aulas prático-teóricas e conteúdo especifico para a área da saúde. As aulas aconteceram na Escola Municipal Maria José de Miranda Burity, no bairro Praia do Poço e, ao todo, contabilizaram 40 horas, em encontros com duração de 2 horas, duas vezes por semana. 

“Sabemos que não é fácil compatibilizar o horário de trabalho com a dedicação a um curso, por isso é importante destacar a perseverança dos alunos que estão hoje concluindo e recebendo seus certificados. É importante, também, registrar o empenho de toda equipe do CAEE, a partir mesmo das adaptações que tiveram que ser promovidas nas apostilas para contemplar a especificidade do público profissional da saúde. O curso é fundamental para toda a área da saúde, pois há situações em que pessoas surdas chegam às unidades e não encontram ninguém que os entenda, possam se comunicar e saber de suas necessidades. Penso que esses são ensinamentos que os profissionais levarão pelo resto da vida e, sobretudo, qualificarão o atendimento àquele público”, declarou a secretária adjunta da Educação, Mônica Ribeiro.

O diretor de Educação em Saúde, Francisco de Assis Félix da Silva, destacou a oportunidade do curso para atender a uma demanda especifica dos serviços de saúde, que é o atendimento especializado a usuários com necessidades especiais.

“Esse aprendizado vai proporcionar uma prestação de serviço muito mais humanizada para as pessoas com necessidades especiais em nosso município, e isso é de grande valia para nós ,que fazemos a saúde em Cabedelo”. 

O curso foi ministrado pelas professoras e intérpretes de Libras Jacqueline Borba (com bacharelado em Letras/Libras e proficiência e especialização em Libras), Vanessa Silva e Gessinette Borba (ambas com proficiência e especialização em Libras), que são funcionárias do quadro efetivo da PMC.

“Contamos com um tempo maior para elaborar e organizar o curso, assim como os alunos tiveram mais tempo de aulas, além disso, a reciprocidade e desempenho deles ao longo da iniciativa superaram as expectativas. O que me deixa feliz, sobretudo, é que durante o curso tivemos testemunho de alunos que relataram atendimentos, já utilizando a linguagem dos sinais, a pessoas surdas que procuraram os postos, e um caso em que uma surda grávida será acompanhada por uma profissional que participou do curso”, comentou a professora de Libras, Vanessa Silva.

Para a recepcionista da Sescab, Vilma Gonçalves, a qualificação trouxe para os profissionais que lidam diretamente com o público um maior domínio sobre as formas de se comunicar e ampliar a maneira de passar informação para os surdos que procuram as unidades de saúde.  

“O curso veio influir na melhoria do atendimento para pessoas com necessidades, até porque muitos deles não procuram a unidade de saúde por vergonha por não poder se comunicar em sua língua e ser entendido. O conteúdo do curso foi bem significativo, pois foi muito baseado na área da saúde, no domínio de sinais de um repertório específico para a área da saúde. Já fiz outro curso em libras, mas não com a qualidade desse oferecido pela Prefeitura”, finalizou. 

Secom Cabedelo
 



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Natal De Cores e Corais 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180