Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Sescab é reconhecida como modelo pelo MS e cidade é beneficiada com Programa Melhor em Casa do SUS
27/12/2017 - Secretaria de Saúde

Acervo


A gestão em Saúde de Cabedelo foi reconhecida e parabenizada pelo Ministério da Saúde (MS). Em documento encaminhado no dia 18 de dezembro, o MS parabenizou a cidade por ter alcançado os índices superiores em relação a outros municípios nacionais. 

“São gestões como esta que comprovam que temos hoje um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo, presente na vida dos brasileiros. É certo que ainda há desafios a superar para garantir a sustentabilidade do SUS e oferecer serviços de mais qualidade para a população”, diz o ofício encaminhado pela Secretaria de Atenção Básica do MS. 

A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab) também recebeu aprovação técnica do MS para a implantação do Programa Melhor em Casa. Com investimento de R$ 672 mil/ano, o programa prevê a visita domiciliar a usuários diabéticos, idosos e com dificuldade de locomoção, entre outros, visando desafogar o fluxo de atendimento e ocupação de leitos nas demais unidades de saúde do município. 

Com início previsto para janeiro de 2018, o programa funcionará conforme protocolos de uma Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (Emad Tipo I) e de uma Equipe Multiprofissional de Apoio (Emap). A primeira equipe será composta por 2 médicos, 1 enfermeiro, 1 fisioterapeuta e 3 técnicos de enfermagem; e a segunda, de apoio à primeira, contará com 1 assistente social, 1 nutricionista e 1 fonoaudióloga, equipamentos e um veículo novo adequado ao transporte e à prestação dos serviços de saúde previstos.

“Estamos direcionando esforços nessa área, evitando que nossos serviços entrem em declínio ante a falta de novos investimentos federais. Na contramão do cenário nacional, nos últimos três anos já reformamos completamente 8 Unidades de Saúde da Família (USF), requalificamos outras 7; já concluímos a construção de duas novas e já temos projeto e orçamento para edificação de uma terceira. Esta estratégia não impediu que reconstruíssemos o Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa (HMMPAB), requalificássemos a Policlínica Leonard Mozart e seu Anexo II, ampliássemos a oferta de atendimento especializado e de diagnóstico, bem como outras ações e programas. Entendemos que nossas instalações precisam permitir aos nossos profissionais, bem como aos usuários, adequadas condições de trabalho e atendimento”, destacou o secretário de Saúde, Jairo Gama.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Natal De Cores e Corais 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180