Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo capacita técnicos para cadastramento de famílias carentes ao programa Seja Digital
1/2/2018 - Secretaria Municipal de Assistência Social

Michael Sampaio



A Secretaria de Assistência Social de Cabedelo (Semas), em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc) e com o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do município realizou, nesta quinta-feira (1º), no Cabedelo Clube, um curso de capacitação para 100 profissionais e técnicos dessas áreas, dentro do Cadastramento Familiar ao Programa Seja Digital. 

O treinamento foi direcionado aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), aos técnicos ligados ao programa Bolsa Família e ao Cras, bem como aos gestores e técnicos em Educação.

O Programa Seja Digital é coordenado pelo Ministério das Comunicações e pela Anatel. O projeto visa disponibilizar gratuitamente equipamentos de conversão de sinal de TV analógico para o sistema digital. Serão atendidas pessoas carentes previamente cadastradas pelo Governo Federal, em seus diversos programas assistenciais. As famílias receberão os equipamentos mediante aviso de data, hora e local de retirada nas agências dos Correios.

“A capacitação visa preparar esses profissionais para, dentro de suas rotinas, identificar oportunidades e orientar as famílias carentes de Cabedelo no cadastramento no programa Seja Digital. São profissionais perfeitamente indicados à realização desse trabalho, dado a proximidade que têm com as comunidades, ficando a Semas responsável pela coordenação dos demais setores envolvidos. Estamos dentro do cronograma traçado, principalmente pelo oportuno e total engajamento do município de Cabedelo, o primeiro da Paraíba e um dos primeiros do Brasil a aderir ao programa”, destacou a articuladora e mobilizadora regional do Seja Digital, Stella Leite. 

Segundo a Semas, está previsto o cadastramento de 8.000 famílias cabedelenses, que deverão receber os equipamentos até a última semana de fevereiro. As pessoas interessadas em se cadastrar no Seja Digital podem fazê-lo através dos técnicos do município, contatando gratuitamente o número 147, ou através do site www.sejadigital.com.br , onde constam todos os detalhes e informações para agendamento e cadastramento.

Seja Digital - O processo de conversão da TV Analógica para Digital vai ser acompanhado pela Associação dos Administradores do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (EAD). Um acordo de cooperação que visa sensibilizar os setores para ajudarem as pessoas carentes na transição entre os sistemas de transmissão analógico e digital.

Além de oferecer melhor qualidade de som e resolução de imagem televisiva, o Seja Digital compõe o esforço governamental de promoção de inclusão digital às populações e baixa renda em todo o Território Nacional. Com a nova tecnologia, única disponível a partir de 30 de maio de 2018 nesta primeira fase, os usuários têm modernizado e facilitado o acesso à cultura e informação.

Na Paraíba, 13 municípios (Cabedelo, João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Alhandra, Conde, Marcação, Riachão do Poço, Cruz do espírito santo, Sobrado, Mari e Sapé) já sofrerão desligamento do sinal analógico a partir de 30 de maio. Nessas localidades, os usuários só poderão acessar o sinal de TV aberta com o conversor digital integrado ou com aparelho de TV que já disponha desse recurso.

Entre os muitos benefícios trazidos pela tecnologia digital para TV está liberação de 700 MegaHertz que serão utilizados na ampliação da rede 4G da Internet, tornando bem mais rápido o sinal para quem a usa.
 
Secom Cabedelo 





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Paixão de Cristo 2018
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180