Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Lançamento do Florescer, empoderamento feminino e homenagens marcam V Fórum da Mulher
16/3/2018 - Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres

Michael Sampaio


A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM), realizou, nesta quinta-feira (15), o V Fórum do Dia Internacional da Mulher. O evento aconteceu no Cabedelo Clube e teve como tema “Mulher empoderada, floresce”. A iniciativa representou, além da homenagem às mulheres, uma celebração das conquistas e dos avanços das politicas públicas voltadas às cabedelenses.

O evento foi marcado pelo lançamento do Projeto Florescer, iniciativa que prevê a distribuição de próteses mamárias externas e turbantes artesanais para mulheres mastectomizadas assistidas pelo município de Cabedelo. Na ocasião, o prefeito Leto Viana assinou convênio com o Hospital Napoleão Laureano para doação, por parte da PMC, de próteses e turbantes às mulheres em tratamento naquele hospital.

“É muito importante a realização de um encontro como esse, que tem como foco a mulher: sua participação ativa na família e na sociedade; sua presença marcante em todos os aspectos da vida; e o cuidado com a sua saúde. Eventos assim significam a atenção que o poder público pode e deve dar a esse segmento da sociedade, reconhecendo sua força e a necessidade de investir em instrumentos como a Secretaria da Mulher para apoiá-lo e, assim, contribuir para o empoderamento e para a independência necessária às suas necessidades e anseios”, destacou o prefeito Leto Viana.

Durante o Fórum, além das atrações culturais, o público teve oportunidade de ver uma mostra das ações e projetos encampados pela SEPM, ao longo de sua breve história, bem como conferir algumas peças da 3ª edição do Projeto Ondinas Cabedelo. 

Para a primeira-dama, vereadora Jacqueline Monteiro, uma das idealizadoras do evento, o Fórum representa a culminância de um processo de dedicação por parte da gestão com as mulheres do município.

“Neste mês dedicado às mulheres tivemos algumas momentos importantes. O principal deles foi no 8 de março, na oportunidade em que foi sancionada a Lei que institui o Projeto Florescer, que tem uma importância social imensa. Também tivemos o reconhecimento nacional do projeto Agosto de Maria, que debate a violência contra a mulher. Com este V Fórum estamos reafirmando nosso compromisso em cada vez mais construir politicas públicas voltadas para as mulheres e que nosso município seja um marco, uma representação forte de ousadia, força e pioneirismo”, comentou.

A temática central do encontro, “Mulher empoderada, floresce”, foi apresentada pela secretária da mulher Mônica Pimentel, que destacou traços biográficos de sua trajetória profissional, bem como os desafios e as ações à frente da Secretaria.

“Há uma preocupação com as mulheres nos aspectos econômicos, sociais, de segurança e de saúde. Em cada um deles, a SEPM, com o apoio irrestrito da gestão, procura atuar através de seus projetos e da busca incessante de parcerias para a consecução dos mesmos. O Fórum é o momento de unir esses parceiros, levar à frente nossa mensagem e reafirmar os compromissos”, definiu.

Homenagens e emoção - Um momento especial do V Fórum foi marcado pelas homenagens prestadas a três mulheres, que representam todas as cabedelenses: Terezinha da Silva Carneiro (D. Têca do Coco), Rejane Viana do Nascimento e Maria da Gloria Feitosa. 

Outro momento especial foi a apresentação e a entrega das primeiras próteses mamárias do projeto Florescer. Quatro mulheres que passaram pelo processo de mastectomização foram contempladas. Dentre elas, Ivanilda Justino Pereira, moradora do Monte Castelo, que descobriu o câncer e fez mastectomia em 2002.

“O recebimento dessa prótese representa muita coisa para mim, pois eu não tinha uma para usar. Tinha que andar direto sem a prótese e é muito complicada essa situação. Estou muito feliz por isso e agradeço à Prefeitura por essa ajuda”, comentou. 

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Paixão de Cristo 2018
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180