Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Sescab realiza vacinação contra HPV e Meningite nas escolas municipais
22/3/2018 - Secretaria de Saúde




A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), por meio da Vigilância em Saúde, vem realizando nas escolas públicas do município ações de vacinação contra o vírus HPV e Meningite Meningocócica C. 

O Trabalho cumpre o que determina o Ministério da Saúde (MS) por ocasião da Campanha Nacional de Vacinação contra HPV e Meningite, que ocorre  até o dia 28 de março. Em Cabedelo, o Dia D acontece na próxima terça-feira (27), na Escola Rosa de Figueiredo.

O público alvo da campanha são meninas e adolescentes de 9 a 14 anos, e meninos e adolescentes de 11 a 14 anos. Também serão contemplados homens e mulheres entre os 9 e 26 anos de idade, portadores do vírus HIV/Aids; indivíduos submetidos a transplante de órgãos sólidos, de medula óssea, bem como pacientes oncológicos. São duas doses que devem ser tomadas, sendo a segunda depois de seis meses. A vacina é contraindicada para adolescentes grávidas. 

“É importante saber que pessoas já vacinadas com a primeira dose, receberão agora a segunda dose. Quem já tomou a primeira e segunda dose não receberá vacina nesta campanha. Daí a necessidade de cada um portar sua Caderneta de Vacinação para que o serviço de saúde possa avaliar adequadamente a situação vacinal dessas crianças e adolescentes”, destacou a gestora da Vigilância em Saúde, Elisete Pimentel.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3250.3141.

HPV – O Vírus HPV é sexualmente transmissível e um dos principais causadores do Câncer de Colo de Útero, um dos tipos mais agressivos e de maior incidência entre as mulheres. Já no homem, considerado principal agente transmissor do HPV, o vírus causa Câncer de Pênis.

Meningite Meningocócica C - A meningite pode ser transmitida por vírus, fungos ou bactérias, e acontece após inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o sistema nervoso central. Essa inflamação pode ser causada por microorganismos, alergias, câncer, entre outros fatores.

A taxa de mortalidade da doença é alta, bem como suas sequelas, que vão desde a surdez e perda de movimentos a danos ao sistema nervoso. A incidência da doença é maior em crianças e na época do inverno. A transmissão pode ocorrer através da tosse, do espirro ou por contato e os principais sintomas são dor de cabeça, febre e confusão mental.

Secom Cabedelo








Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Paixão de Cristo 2018
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180