Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Creas promove Chá das Mulheres e debate violência doméstica com usuárias
28/3/2018 - Secretaria Municipal de Assistência Social

Michael Sampaio



A Secretaria de Assistência Social (Semas), por meio do Centro de Referencia Especializado de Assistência Social (Creas) realizou, nesta quarta-feira (28), um encontro com as mulheres atendidas pelo serviço. Denominada de Chá para as Mulheres, a reunião contou com uma roda de conversa sobre temas relativos à condição da mulher frente às várias situações de violência. 

Visando em primeiro plano a integração entre as profissionais do Centro e as usuárias, o encontro também serviu como oportunidade para abordagem sobre a rede de atendimento às mulheres e forma como os órgãos prestam atendimento e acompanhamento às vítimas de violência doméstica. Participaram da reunião profissionais do Creas, do Cras, do Centro Pop e do Caps.

“Realizamos esse encontro para apresentar e discutir questões específicas acerca dos abusos e da violência cometida contra a mulher no âmbito doméstico e social e, também, apresentar o trabalho que é feito pelo Creas com esse público em termos de acolhimento, apoio e acompanhamento dos casos. Essa é uma iniciativa importante, pois representa, fundamentalmente, um chamamento às mulheres e a apresentação da rede de serviços socioassistenciais do município, para dar visibilidade ao tema”, comentou a coordenadora do Creas, Anne Valéria Ferreira de Freitas.

Durante a reunião, foram aplicados questionários sobre os relacionamentos abusivos. De acordo com a coordenadora, a participação das usuárias na discussão dos temas é extremamente positivo para o trabalho desenvolvido pelo Centro, além de constituir um suporte para atendimentos posteriores.

Para Iara Dias, moradora do Jardim Manguinhos, a reunião serviu como uma oportunidade para conhecer mais os serviços de proteção à mulher e os canais de denúncia.

“Eu sempre gosto, sempre frequento o serviço porque tenho um filho que recebe acompanhamento por parte da equipe do Creas e acho muito produtivo o trabalho que é feito tanto com os filhos como com as mães. Acho muito produtivo porque aprendemos a lidar com certas situações. Hoje, por exemplo, aprendi coisas que não sabia, descobri que há lugares onde podemos encaminhar denúncias”, comentou.

Creas - O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é uma unidade estatal de abrangência municipal para prestação de serviços especializados e continuados às famílias com crianças, adolescentes, mulheres, idosos e pessoas com deficiência em situação de risco pessoal e/ou social. O serviço se constitui num polo articulador e coordenador da proteção social e especial de média complexidade.

O Centro tem como objetivo prestar atendimento especializado às vitimas de violência física, psicológica, negligência, abuso sexual, exploração sexual comercial, patrimonial e moral, assim como outras formas de violência.

Secom Cabedelo




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Paixão de Cristo 2018
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180