Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Seduc promove workshop sobre avaliação postural com profissionais de Educação Física
4/4/2018 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio


A Secretaria de Educação de Cabedelo (Seduc), por meio da Coordenação de Educação Física Escolar, realizou, nesta terça-feira (3), o I Workshop sobre avaliação postural voltado para os profissionais que atuam na rede municipal de ensino. A atividade, que aconteceu no auditório da Secretaria, constitui o I módulo da Formação Continuada dos Professores de Educação Física do ano.

A oficina tem por objetivo habilitar os profissionais a realizar a avaliação da postura corporal do alunado, utilizando os equipamentos adquiridos recentemente para esse fim pela Prefeitura. O curso, de caráter teórico-prático, foi ministrado pelo fisioterapeuta Daniel Mano, e teve como foco a montagem dos equipamentos, o treinamento para sua correta utilização e os parâmetros utilizados na avaliação.

“Estamos promovendo esse workshop para capacitar os professores na utilização dos materiais esportivos que foram adquiridos e distribuídos com todas as nossas unidades de ensino. Dentre esses materiais, existe o simetrógrafo ou posturógrafo, que é um equipamento que auxilia os professores a fazer a avaliação postural das crianças. Então, como primeiro passo, estamos dando essa formação aos professores para que possamos dar um diagnóstico de como anda a questão postural das crianças nas escolas”, comentou o coordenador de Educação Física Escolar, Eric Lucena Barbosa.

O coordenador ainda destacou o pioneirismo na aquisição dos equipamentos por parte da PMC e da capacitação para uso dos mesmos.

“Essa ação que a Prefeitura vem tendo é pioneira, utilizando esse tipo de equipamento. Com ele, damos a condição ao professor de dispor de uma ferramenta mais direta para traçar o perfil da criança com relação à sua postura, possibilitando fazer as intervenções corretivas durante as aulas de educação física e ações de saúde na escola”, completou.

O fisioterapeuta Daniel Mano destacou a importância da capacitação dos professores para realizarem o processo de avaliação dos alunos que se encontram na fase de desenvolvimento e que, pelos hábitos cotidianos, estão sujeitos a alterações posturais.    

“Como a atividade física faz parte da grade curricular, nada melhor do que um aluno, antes de iniciar uma prática esportiva, passe por uma avaliação da postura corporal para melhor desempenhar suas atividades. Esse é um trabalho que não só traz benefícios para a educação física, mas também para todas as áreas educacionais. A detecção de anomalias na coluna ou um desvio postural permite, por exemplo, a realização de atividades especificas para o caso, bem como o encaminhamento para um médico especialista para correção”, finalizou.

Secom Cabedelo
 



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Paixão de Cristo 2018
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180