Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Secretaria do Trabalho e Ação Social abre inscrições para cursos diversos
13/1/2011 - Secretaria Municipal de Assistência Social

Daniell Mendes

Eneide Régis (C)

Cada vez mais exigente, o mercado de trabalho mundial requer cada vez mais profissionais com qualificação técnica do que mesmo um diploma universitário apenas. O concluinte do curso de direito por exemplo,  terá que aprender a lidar com a tecnologia da informação, se aperfeiçoando no aprendizado de pelo menos mais um idioma que pode ser o inglês ou o espanhol de inicio, além de conhecer bem um editor de texto para digitar as petições, recursos e outras ferramentas do “mundo do direito”.

Notadamente na Paraíba na área portuária muitos jovens estão perdendo espaço porque, por exemplo, um excelente piloto de embarcação(que pode ser desde uma lancha à um rebocador) não tem dominio fluente da língua inglesa e é imediatamente preterido porque preencheu todos os outros “requisitos”,  menos a fluência do idioma requerido. E aí? O que fazer? Segundo especialistas em RH, não haverá “saída” se o pleiteante a vaga não obtver a fluência que a empresa requer.

Como pode acontecer ainda que mesmo tendo dominio do inglês a  empresa exija fluência também em espanhol, então a vaga de igual modo irá ser preenchida  por outro que domine os dois idiomas, além dos conhecimentos técnicos de piloto. Neste diapasão, diz o o consultor e palestrante Ramalho Pinto: - È uma tendência irreversível do mercado de trabalho em buscar em um só profissional, várias especialidades e qualificações, disse. Eneide Monteiro Régis(foto) secretária do Trabalho e Ação Social deixou claro que na SETRAS, além do atendimento usual dos programas sociais, a qualificação profissional é um forte elemento de inclusão e Cabedelo tem dados exemplos magnificos, preparando jovens e adultos para o mercado de trabalho cada vez mais competititvo.

- A grande maioria dos jovens Brasilieros estão estudando pensando na formação profissional, isto está sendo almejado mais do que um diploma universitário, exemplifica uma outra especialista em RH de outra empresa multinacional. - Quando falamos em um jovem que quer ser um grande empreendedor, um executivo, antes de mais nada, é preciso idealizar uma constante busca de conhecimento  focar  muito a educação, o conhecimento técnico e a especialização, diz outro consultor.

Em Cabedelo a Prefeitura através de várias secretarias dentre elas a de Trabalho e Ação Social(SETRAS), tem buscado oferecer muito a qualificação profissional dos Municipes. Desta forma é que mais jovens terão acesso a essa ferramenta imprescindivel hoje em dia. A Secretaria do Trabalho e Ação Social através do PAIF/CRAS localizados na BR 230 KM 3,5 no Portal do Poço vão abrigar cursos de Arte Culinária, Auxiliar Administrativo e Corte de Cabelo nos turnos manhã e tarde. As inscrições estão abertas no local citado. Outras informações 3250-3167.

Matéria: Marcos Matias com redação e informações da SETRAS

Foto: Daniell Mendes

Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180