Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Saúde de Cabedelo capacitada no APH – Tudo pela vida dos munícipes
17/2/2012 - Secretaria de Saúde




O curso de Atendimento Pré Hospitalar (APH) trata-se do treinamento para o atendimento emergencial em ambiente extra-hospitalar, sendo este, um dos elos da cadeia de atendimento a vítimas, conhecida também como segundo socorro ou resgate.

O APH é realizado por profissionais especialmente treinados (socorristas, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos). No Brasil estes serviços de APH são realizados na maioria das vezes pelos Corpos de Bombeiros dos estados, SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Bombeiros Civis, equipes altamente treinadas e prontas para darem o suporte básico de vida aos traumatizados. Estes são subdivididos em Equipe de Salvamento, Equipe de Suporte Básico à Vida (SBV) e Equipe de Suporte Avançado à Vida (SAV).

O curso abordou noções básicas de anatomia, legislação, classificações das ambulâncias, biomecânica do trauma, avaliação do cenário, isolamento e sinalização, exame primário (A,B,C,D,E), avaliação secundária, acidentes com cobras, queimaduras, desmaios, crises epiléticas/convulsões, manobra de HEIMLICH, trauma músculo esquelético, parada cárdio respiratória, fraturas, amputações, hemorragias, objetos encravados, trauma crânio encefálico, trauma de face, trauma na criança, trauma no idoso, urgência e emergências obstétricas, choque, movimentação e transporte, afogamento e intoxicação exógenas. Os treinamentos proporcionarão uma melhor assistência em todos os níveis de complexidade, pois participaram Enfermeiros, Técnicos, Médicos e Condutores da rede.

Para tal atendimento, Cabedelo conta com uma Unidade de Suporte Básico do SAMU composto por tais profissionais: enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor socorrista. Sendo o primeiro município do estado a cumprir a Resolução do Conselho de Federal de Enfermagem - COFEN 375/11 que estabelece a assistência de enfermagem em qualquer tipo de unidade móvel (terrestre, aérea e marítima) destinada ao atendimento pré-hospitalar e inter-hospitalar.

A entrega dos certificados contou com a presença do Prefeito José Francisco Régis, do Secretário de Saúde Ironildo da Silva Oliveira, da Coordenadora do SAMU, Alice Dias, entre outros convidados.

Em seu pronunciamento o Secretário de Saúde fez uma ressalva à nota vinculada na impressa em relação à escala dos pediatras no HMMPAB, afirmando que este não é um problema que afeta só Cabedelo, mas há uma falta desta especialidade a nível nacional. Todavia, a Secretaria está empenhada a todo tempo em resolver esta situação. Por diversas vezes já foi vinculado nos jornais de grande circulação do Estado, a oferta de vagas para médicos pediatras para atuarem tanto na urgência pediátrica quanto na sala de parto do HMMPAB. Com relação às cirurgias eletivas, estas já funcionam dentro da normalidade e o Bloco Cirúrgico foi totalmente reformado ofertando melhores condições na assistência aos nossos usuários. O Secretário acrescentou, o que está causando transtornos aos nossos munícipes é a intransigência por parte do Conselho Regional de Medicina - CRM em não liberar o Bloco Cirúrgico nos dias em que as escalas se encontram fechadas.

Sendo assim, ao invés das organizações civis estarem ingressando com demandas no Ministério Público e no Juizado da Infância e da Adolescência, deveriam fazer interferência junto ao Ministério Público e ao Poder Judiciário para determinar que o CRM proceda à liberação do Bloco Cirúrgico do HMMPAB, pois, assim poderemos voltar a realizar os partos no próprio Município.  Esclarecemos ainda que hoje o HMMPAB disponibiliza o Teste do Pezinho, Teste da Orelhinha e o Teste do Olhinho, além disso, os recém-nascidos já saem da Maternidade com o Registro de Nascimento e o Cartão do SUS. Situação esta que passou acontecer quando assumimos a Pasta, enfatizou o Secretário.

O Secretário de Saúde o Sr. Ironildo Oliveira concluiu parabenizando a todos que fazem a Família Saúde, referente ao Prêmio Qualidade e Excelência na Saúde Pública em nível Nacional, recebido pelo Município, sendo o único no Estado a recebê-lo. Os anos avaliados foram 2010 e 2011, anos estes que o Sr. Ironildo Oliveira esteve à frente desta Secretaria. É a primeira vez que Cabedelo recebe este Prêmio na sua história político-administrativa.

Em tempo agradecemos ao Excelentíssimo Sr. Prefeito José Régis pelo total apoio as demandas da Secretaria de Saúde, tendo sempre, durante os seus três mandatos outorgados pelo povo, mantido o zelo e o respeito à população de Cabedelo. O mesmo quando assumiu a gestão 2005-2008 encontrou os dois hospitais fechados, e aqueles que insistem em denegrir a imagem da Saúde em Cabedelo que tem memória curta, esquecendo de fatos como estes.

O Prefeito José Régis em seu pronunciamento ressaltou a importância deste curso para atuação dos profissionais de saúde em situações de urgências e emergências ocorridas muitas vezes no trânsito as quais o mesmo já presenciou, por ser Cabedelo uma cidade cortada por uma BR. Colocou também que espera que todos os participantes tenham aproveitado bem o Curso. Em sua fala parabenizou a toda a Secretaria de Saúde pelo Prêmio Qualidade e Excelência na Saúde Pública em nível Nacional, ao falar do Secretário de Saúde o Sr. Ironildo Oliveira salientou que para o mesmo não foi nenhuma surpresa a sua atuação a frente desta Secretaria, sendo o Secretário um servidor do quadro efetivo do Município que não foge de desafios que lhe são confiados. “Portanto parabenizo a pessoa do Sr. Ironildo Oliveira e a todos que ele chama e que aprendi a chamar carinhosamente a Família Saúde”, finalizou.

Fonte: Elaine Gomes - Diretora de Educação na Saúde



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180