Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Saúde de Cabedelo capacitada no APH – Tudo pela vida dos munícipes
17/2/2012 - Secretaria de Saúde




O curso de Atendimento Pré Hospitalar (APH) trata-se do treinamento para o atendimento emergencial em ambiente extra-hospitalar, sendo este, um dos elos da cadeia de atendimento a vítimas, conhecida também como segundo socorro ou resgate.

O APH é realizado por profissionais especialmente treinados (socorristas, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos). No Brasil estes serviços de APH são realizados na maioria das vezes pelos Corpos de Bombeiros dos estados, SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Bombeiros Civis, equipes altamente treinadas e prontas para darem o suporte básico de vida aos traumatizados. Estes são subdivididos em Equipe de Salvamento, Equipe de Suporte Básico à Vida (SBV) e Equipe de Suporte Avançado à Vida (SAV).

O curso abordou noções básicas de anatomia, legislação, classificações das ambulâncias, biomecânica do trauma, avaliação do cenário, isolamento e sinalização, exame primário (A,B,C,D,E), avaliação secundária, acidentes com cobras, queimaduras, desmaios, crises epiléticas/convulsões, manobra de HEIMLICH, trauma músculo esquelético, parada cárdio respiratória, fraturas, amputações, hemorragias, objetos encravados, trauma crânio encefálico, trauma de face, trauma na criança, trauma no idoso, urgência e emergências obstétricas, choque, movimentação e transporte, afogamento e intoxicação exógenas. Os treinamentos proporcionarão uma melhor assistência em todos os níveis de complexidade, pois participaram Enfermeiros, Técnicos, Médicos e Condutores da rede.

Para tal atendimento, Cabedelo conta com uma Unidade de Suporte Básico do SAMU composto por tais profissionais: enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor socorrista. Sendo o primeiro município do estado a cumprir a Resolução do Conselho de Federal de Enfermagem - COFEN 375/11 que estabelece a assistência de enfermagem em qualquer tipo de unidade móvel (terrestre, aérea e marítima) destinada ao atendimento pré-hospitalar e inter-hospitalar.

A entrega dos certificados contou com a presença do Prefeito José Francisco Régis, do Secretário de Saúde Ironildo da Silva Oliveira, da Coordenadora do SAMU, Alice Dias, entre outros convidados.

Em seu pronunciamento o Secretário de Saúde fez uma ressalva à nota vinculada na impressa em relação à escala dos pediatras no HMMPAB, afirmando que este não é um problema que afeta só Cabedelo, mas há uma falta desta especialidade a nível nacional. Todavia, a Secretaria está empenhada a todo tempo em resolver esta situação. Por diversas vezes já foi vinculado nos jornais de grande circulação do Estado, a oferta de vagas para médicos pediatras para atuarem tanto na urgência pediátrica quanto na sala de parto do HMMPAB. Com relação às cirurgias eletivas, estas já funcionam dentro da normalidade e o Bloco Cirúrgico foi totalmente reformado ofertando melhores condições na assistência aos nossos usuários. O Secretário acrescentou, o que está causando transtornos aos nossos munícipes é a intransigência por parte do Conselho Regional de Medicina - CRM em não liberar o Bloco Cirúrgico nos dias em que as escalas se encontram fechadas.

Sendo assim, ao invés das organizações civis estarem ingressando com demandas no Ministério Público e no Juizado da Infância e da Adolescência, deveriam fazer interferência junto ao Ministério Público e ao Poder Judiciário para determinar que o CRM proceda à liberação do Bloco Cirúrgico do HMMPAB, pois, assim poderemos voltar a realizar os partos no próprio Município.  Esclarecemos ainda que hoje o HMMPAB disponibiliza o Teste do Pezinho, Teste da Orelhinha e o Teste do Olhinho, além disso, os recém-nascidos já saem da Maternidade com o Registro de Nascimento e o Cartão do SUS. Situação esta que passou acontecer quando assumimos a Pasta, enfatizou o Secretário.

O Secretário de Saúde o Sr. Ironildo Oliveira concluiu parabenizando a todos que fazem a Família Saúde, referente ao Prêmio Qualidade e Excelência na Saúde Pública em nível Nacional, recebido pelo Município, sendo o único no Estado a recebê-lo. Os anos avaliados foram 2010 e 2011, anos estes que o Sr. Ironildo Oliveira esteve à frente desta Secretaria. É a primeira vez que Cabedelo recebe este Prêmio na sua história político-administrativa.

Em tempo agradecemos ao Excelentíssimo Sr. Prefeito José Régis pelo total apoio as demandas da Secretaria de Saúde, tendo sempre, durante os seus três mandatos outorgados pelo povo, mantido o zelo e o respeito à população de Cabedelo. O mesmo quando assumiu a gestão 2005-2008 encontrou os dois hospitais fechados, e aqueles que insistem em denegrir a imagem da Saúde em Cabedelo que tem memória curta, esquecendo de fatos como estes.

O Prefeito José Régis em seu pronunciamento ressaltou a importância deste curso para atuação dos profissionais de saúde em situações de urgências e emergências ocorridas muitas vezes no trânsito as quais o mesmo já presenciou, por ser Cabedelo uma cidade cortada por uma BR. Colocou também que espera que todos os participantes tenham aproveitado bem o Curso. Em sua fala parabenizou a toda a Secretaria de Saúde pelo Prêmio Qualidade e Excelência na Saúde Pública em nível Nacional, ao falar do Secretário de Saúde o Sr. Ironildo Oliveira salientou que para o mesmo não foi nenhuma surpresa a sua atuação a frente desta Secretaria, sendo o Secretário um servidor do quadro efetivo do Município que não foge de desafios que lhe são confiados. “Portanto parabenizo a pessoa do Sr. Ironildo Oliveira e a todos que ele chama e que aprendi a chamar carinhosamente a Família Saúde”, finalizou.

Fonte: Elaine Gomes - Diretora de Educação na Saúde



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180