Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo realiza II Fórum Intersetorial de Políticas sobre Drogas
21/11/2012 - Secretaria de Saúde



A prefeitura Municipal de Cabedelo, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, Secretaria de Trabalho e Ação Social, Programa Estadual de Políticas sobre Drogas e demais parceiros[1], realizou o II Fórum Intersetorial de Políticas sobre Drogas – Cabedelo/PB, no dia 07 de novembro de 2012, no auditório da Secretária Municipal de Educação.

Esse Fórum teve como objetivo mobilizar gestores e trabalhadores das várias Secretarias Municipais e demais órgãos públicos da esfera estadual/federal que funcionam no município, bem como órgãos não governamentais e sociedade civil organizada, para a implementação de uma Política Intersetorial sobre Drogas no âmbito Municipal.

Os participantes desse evento foram acolhidos pela brilhante apresentação do Grupo Oficina do Samba do CAPS AD Primavera e logo depois foi formada a Mesa de Abertura que contou com a presença de: Ironildo de Oliveira - representando o Prefeito; Vanda Lígia - futura Primeira Dama  do Município; Ana Ouro - Gestora Interina do Programa Estadual Sobre Drogas; Valério Bronzeado – Promotor de Justiça; Clarice Pires – representando a Coordenação Estadual de Saúde Mental;  Milaneide  Souza – representando a Secretaria de Saúde; Tatiana Nascimento – representando a Secretária de Educação; Jossana Rafaela – Diretora do CAPS AD Primavera e Antonio Beserra – Presidente da Associação Cabedelense de Saúde Mental.

O evento contou ainda com a presença de representantes de: SETRAS, Projovem, CRAS, CREAS, CAPS I. CAPS AD, NASF, Educação na Saúde, Hospital Municipal Padre Alfredo Barbosa; direção Administrativa da SESCAB, Vigilância em Saúde; SEC; Alcoólicos Anônimos, Narcóticos Anônimos, Guarda Municial; PSE, Educação Inclusiva, INSS; UFPB; IFPB; entre outros.

Dando continuidade a Programação ocorreu uma Mesa Redonda em que foi debatido os seguintes temas:

·         Ana Cristina Correia Ouro - Gestora Interina do Programa Estadual sobre Drogas - fez uma explanação do Plano Nacional, e em especial, do Plano Estadual de Enfrentamento ao Crack.

·        Maria Milaneide de Souza - Coordenadora Municipal de Saúde Mental – Apresentação de um Breve Histórico das Estratégias Intersetoriais sobre Drogas no âmbito municipal;

·         Cátia Luzia Bernardes – Coordenadora do PSE pela Secretaria Municipal de Educação - Exposição do Programa Interministerial, Programa Saúde na Escola - PSE e demais programas de Promoção de Saúde;

·      Ana Carolina Paz - Coordenadora do CAPS AD Primavera -  Os avanços e desafios do Fórum Intersetorial Permanente de Políticas sobre Drogas- Cabedelo/PB.

Após a Mesa Redonda foi iniciado um Debate e aprovado as propostas para 2013 referente a construção de uma Política Intersetorial sobre Drogas.

 

Propostas para 2013:

ü  Realização do III Fórum Intersetorial de Políticas sobre Drogas – Cabedelo/PB, logo no primeiro semestre de 2013;

ü  Elaboração e implementação de um Plano municipal intersetorial de Políticas sobre Drogas;

ü  Reestruturação do Conselho Municipal sobre Drogas – COMAD (antigo Conselho Anti Drogas) com relativa autonomia em relação à Gestão;

ü  Solicitar uma sessão na Câmara Municipal para discutir a implementação das propostas do I e do II Fórum Intersetorial sobre Drogas.

 

            Os encaminhamentos desse II Fórum propõem a Construção de uma Política Intersetorial sobre Drogas que deve ser de Gestão Municipal articulada com a Política Estadual e Nacional, pois é a implementação de uma Política intersetorial no âmbito municipal que permitirá o avanço na realização das propostas de ações oriundas do I Fórum ocorrido em 2011.

            Por que a necessidade de intersetorialidade (Justiça, Saúde, Educação, Ação Social, Direitos Humanos, Sociedade Civil, entre outros) na construção e execução da implementação de um Plano Municipal Intersetorial sobre Drogas? Porque essa é uma questão que para ser “solucionada” precisa de uma integração permanente entre os vários setores, pois jamais será resolvido no âmbito de um único setor e nem através de encaminhamentos. Faz-se necessário que os diversos setores se sintam responsáveis pela questão: planejem, coordenem, executem e avaliem coletivamente enquanto política intersetorial.

 

Fonte: Coordenadoria de Saúde Mental do município de Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180