Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo realiza II Fórum Intersetorial de Políticas sobre Drogas
21/11/2012 - Secretaria de Saúde



A prefeitura Municipal de Cabedelo, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, Secretaria de Trabalho e Ação Social, Programa Estadual de Políticas sobre Drogas e demais parceiros[1], realizou o II Fórum Intersetorial de Políticas sobre Drogas – Cabedelo/PB, no dia 07 de novembro de 2012, no auditório da Secretária Municipal de Educação.

Esse Fórum teve como objetivo mobilizar gestores e trabalhadores das várias Secretarias Municipais e demais órgãos públicos da esfera estadual/federal que funcionam no município, bem como órgãos não governamentais e sociedade civil organizada, para a implementação de uma Política Intersetorial sobre Drogas no âmbito Municipal.

Os participantes desse evento foram acolhidos pela brilhante apresentação do Grupo Oficina do Samba do CAPS AD Primavera e logo depois foi formada a Mesa de Abertura que contou com a presença de: Ironildo de Oliveira - representando o Prefeito; Vanda Lígia - futura Primeira Dama  do Município; Ana Ouro - Gestora Interina do Programa Estadual Sobre Drogas; Valério Bronzeado – Promotor de Justiça; Clarice Pires – representando a Coordenação Estadual de Saúde Mental;  Milaneide  Souza – representando a Secretaria de Saúde; Tatiana Nascimento – representando a Secretária de Educação; Jossana Rafaela – Diretora do CAPS AD Primavera e Antonio Beserra – Presidente da Associação Cabedelense de Saúde Mental.

O evento contou ainda com a presença de representantes de: SETRAS, Projovem, CRAS, CREAS, CAPS I. CAPS AD, NASF, Educação na Saúde, Hospital Municipal Padre Alfredo Barbosa; direção Administrativa da SESCAB, Vigilância em Saúde; SEC; Alcoólicos Anônimos, Narcóticos Anônimos, Guarda Municial; PSE, Educação Inclusiva, INSS; UFPB; IFPB; entre outros.

Dando continuidade a Programação ocorreu uma Mesa Redonda em que foi debatido os seguintes temas:

·         Ana Cristina Correia Ouro - Gestora Interina do Programa Estadual sobre Drogas - fez uma explanação do Plano Nacional, e em especial, do Plano Estadual de Enfrentamento ao Crack.

·        Maria Milaneide de Souza - Coordenadora Municipal de Saúde Mental – Apresentação de um Breve Histórico das Estratégias Intersetoriais sobre Drogas no âmbito municipal;

·         Cátia Luzia Bernardes – Coordenadora do PSE pela Secretaria Municipal de Educação - Exposição do Programa Interministerial, Programa Saúde na Escola - PSE e demais programas de Promoção de Saúde;

·      Ana Carolina Paz - Coordenadora do CAPS AD Primavera -  Os avanços e desafios do Fórum Intersetorial Permanente de Políticas sobre Drogas- Cabedelo/PB.

Após a Mesa Redonda foi iniciado um Debate e aprovado as propostas para 2013 referente a construção de uma Política Intersetorial sobre Drogas.

 

Propostas para 2013:

ü  Realização do III Fórum Intersetorial de Políticas sobre Drogas – Cabedelo/PB, logo no primeiro semestre de 2013;

ü  Elaboração e implementação de um Plano municipal intersetorial de Políticas sobre Drogas;

ü  Reestruturação do Conselho Municipal sobre Drogas – COMAD (antigo Conselho Anti Drogas) com relativa autonomia em relação à Gestão;

ü  Solicitar uma sessão na Câmara Municipal para discutir a implementação das propostas do I e do II Fórum Intersetorial sobre Drogas.

 

            Os encaminhamentos desse II Fórum propõem a Construção de uma Política Intersetorial sobre Drogas que deve ser de Gestão Municipal articulada com a Política Estadual e Nacional, pois é a implementação de uma Política intersetorial no âmbito municipal que permitirá o avanço na realização das propostas de ações oriundas do I Fórum ocorrido em 2011.

            Por que a necessidade de intersetorialidade (Justiça, Saúde, Educação, Ação Social, Direitos Humanos, Sociedade Civil, entre outros) na construção e execução da implementação de um Plano Municipal Intersetorial sobre Drogas? Porque essa é uma questão que para ser “solucionada” precisa de uma integração permanente entre os vários setores, pois jamais será resolvido no âmbito de um único setor e nem através de encaminhamentos. Faz-se necessário que os diversos setores se sintam responsáveis pela questão: planejem, coordenem, executem e avaliem coletivamente enquanto política intersetorial.

 

Fonte: Coordenadoria de Saúde Mental do município de Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Festival de Crochê
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180