Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeitura de Cabedelo participa de debate sobre projeto de construção de piers no município
10/1/2013 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Elias Martins

SECOM Cabedelo

Como forma de alinhar institucionalmente as ações do Prodetur, através do Banco Interamericano de Desenvolvimento, como parte do Programa Costa das Piscinas, que compreende os municípios de Cabedelo, João Pessoa, Conde e Pitimbu, foi realizada no último dia 08 de janeiro, na Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo – FLONA, sede do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade da Paraíba – ICMBIO a reunião para discussão do projeto de Circuito Náutico que envolve diretamente o Município de Cabedelo. Cidade polo desse segmento na Paraíba.

Na ocasião foi apresentado pela equipe do ICMBIO/PB o Projeto Extremo Oriental, o qual contempla dentro de sua estrutura a construção de piers tanto na Orla de Cabedelo quanto em João Pessoa. O objetivo do projeto é fortalecer o turismo contemplativo, através de ações na área náutica, na conservação dos biomas existentes nas regiões litorâneas (Manguezal, Restinga, Mata Atlântica, Recifes de Corais, etc.) e o Estuário do Rio Paraíba, compreendendo os municípios de Cabedelo, João Pessoa, Bayeux, Santa Rita e Lucena.  

Na reunião foi discutido a implantação dos piers públicos da Orla Marítima e Estuarina de Cabedelo, onde ficou definido três áreas apropriadas para instalação dos equipamentos: Praia do Jacaré, no final da Avenida Por do Sol; Praia de Miramar e Praia do Poço, na altura do Bar do Marcão. Tais pontos foram definidos a partir de estudos de correntes e de batimetria, realizados por técnicos do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade da Paraíba – ICMBIO, com apoio da Capitania dos Portos da Paraíba.

Tais demandas se deram em função da situação precária atual em que se encontram os embarques e desembarques de passageiros dos barcos que fazem transporte para o Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha, assim como, parte do projeto de urbanização do Parque Turístico do Jacaré. Projeto este que vem sendo amplamente discutido pela atual administração municipal e que o Prefeito José Maria de Lucena Filho (Luceninha) vem dando toda a prioridade nas ações.

A proposta de construção do píer na Orla Marítima de Cabedelo, irá atender preferencialmente as embarcações de transporte de passageiros, que estavam na iminência de terem suas atividades paralisadas pela Capitania dos Portos da Paraíba, em função da falta de segurança no embarque e desembarque e da acessibilidade. Só na Orla Marítima do município operam aproximadamente 25 embarcações de transporte de passageiros. Em sua grande maioria embarcações do tipo catamarã.

O gestor do PRODETUR na Paraíba, Dr. Arnaldo Junior relatou para os presentes o montante de recursos disponibilizados pelo Programa, através do BID, para o segmento náutico. O mesmo ficou surpreso com os estudos já realizados pela equipe do ICMBIO/PB e o material disponível, os quais poderão servir de base técnica para implantação das ações. Ficou definido também a formalização de acordos institucionais entre ICMBIO/PB, Governo do Estado (PRODETUR, SUDEMA), IFPB, através do Centro de Referência em Pesca e Navegação de Cabedelo e as Prefeituras envolvidas para facilitar o trabalho.

Além da Secretária de Turismo de Cabedelo, Vera Simões e do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Walber Farias, estiveram presentes na reunião o Capitão Buarque, da Capitania dos Porto; Cláudio Natividade, do IFPB; Lucia Ramalho e Arnaldo Júnior, da Prodetur e Erika Alves, da secretaria de Turismo de Cabedelo.







Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180