Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Tradicional Festa de São Sebastião ganha força em 2013
21/1/2013 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Foto: Daniell Mendes

Tradicional Festa de São Sebastião

A tradicional festa de São Sebastião, na cidade de Cabedelo, ganha força em 2013. Há algum tempo esquecida pela população da cidade, mas não pelo pessoal da comunidade do bairro de Camalaú, a quermesse este ano uniu forças com o pessoal do bairro, alguns empresários e representantes de entidades comunitárias para se projetar bem maior que nos anos anteriores.

Comemorado oficialmente no dia 20 de janeiro, a festa teve sua programação iniciada no dia 17 com o terço comunitário na Capela de São Sebastião e a tradicional Nau Catarineta, dança folclórica típica da cidade.

No lado religioso da programação da festa, os devotos participaram da procissão do santo pelas ruas do bairro, acompanhada por um grande contingente de fiéis e de missas realizadas na própria capela. 

Já no lado profano, danças populares marcaram presença este ano, como a Lapinha das Mães Cristãs, a dança do Cowboy e o desfile das Bonecas, um resgate do tradicional desfile de meninas entre 4 à 10 anos de idade cujo objetivo era eleger a menina que vendesse o maior numero de votos a seu favor.  

Durante todas as noites a festa foi animada por diferentes bandas e quem prestigiou teve o prazer de dançar ao som de bandas Samba de Elite, Peba com Pimenta, Forró das Arábias, Pagode dos Amigos, Almir Santana e a Banda Tuareg´s. 

Este ano, um dos pontos altos do evento  foi a solenidade de entrega de medalhas de honra ao mérito para todos que contribuíram para a construção da história do bairro, entre eles o pessoal da Barca de Cabedelo. Uma das homenageadas é uma lenda viva na cidade, a senhora Doralice dos Santos Miranda, mais conhecida como Dona Dora. Segundo ela, a festa atual ganhou muita modernidade e antigamente a quermesse era tão maravilhosa que fica difícil saber o que era o melhor da programação.

Para Geralda Miranda, uma das organizadoras da festa, uma das maiores dificuldades para a realização do evento na comunidade é a falta de patrocínios, e assim como a organização do evento, ela espera que nos próximos anos este apoio melhore também por parte dos empresários da cidade.

Toda a renda arrecadada durante o evento é em beneficio da construção de uma Capela maior, que será construída na própria rua são Sebastião. 

A Prefeitura de Cabedelo, devido ao estado de emergência decretado pelo estado caótico da gestão anterior, não pôde apoiar a festa à sua altura, porém fez seu apoio com a guarda municipal para fazer a segurança da festa, divulgação iluminação e sonorização nos locais das apresentações folclóricas.

SECOM - Cabedelo

Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180