Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Secretaria de Trabalho, Ação Social e Mulher realiza curso de capacitação para candidatos a Conselheiros Tutelares.
27/1/2013 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Foto: Elias Martins

Qualificação para quem vai assumir cargo de conselheiro

A Secretaria de Trabalho, Ação Social e Mulher realizou recentemente, um curso de treinamento para candidatos a Conselheiros Tutelares. Estiveram presentes neste evento, os atuais membros dos Conselhos (Setores I e II) e alguns candidatos à nova gestão.

De acordo com os organizadores, o curso visa promover uma melhor qualificação para quem vai assumir um cargo e para quem já esta ocupando um deles. Para a secretária de trabalho e Ação Social, Vanda Ligia Silva de Lucena, o curso foi de extrema importância para o aumento do conhecimento social de todos os candidatos e também para aprofundarem a capacidade de agir de forma correta durante o mandato de Conselheiro Tutelar, pois um dos pontos discutidos durante o curso foi os programas sociais existentes para auxiliarem os conselheiros a desenvolverem um trabalho mais amplo, justo e com resultados positivos.

O curso foi dirigido por Jean da Silva dos Santos, que atua já faz um bom tempo no Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Para ele, é de fundamental importância que cada candidato conheça previamente o sistema de trabalho com o qual se pretende trabalhar e além disso conhecer de forma abrangente a legislação vigente para promover um trabalho com dedicação e qualidade.

Uma das participantes do evento, a conselheira Telma Ladislau Dornelas, falou que o curso serviu para que todos pudessem ver de perto a realidade do trabalho de um conselheiro tutelar e entenderem melhor a nova legislação vigente que beneficia o trabalho dos conselheiros. 

Sobre o Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar surgiu com o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), e é um órgão público, permanente e autônomo, eleito de forma direta pela população. Cada cidade deve existir pelo menos um Conselho Tutelar e seus membros devem zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e adolescente, ajudando a esclarecer e resolver casos de maus tratos, exploração sexual, espancamentos, negligencia, exploração do trabalho infantil, entre outros.

Atualmente existem dois Conselhos Tutelares na cidade de Cabedelo. O Conselho Tutelar Setor I, que é responsável por ações nos bairros do Centro até Camboinha I e o Conselho Tutelar Setor II que é responsável pelas ações nos bairros do Recanto do Poço até o Salinas Ribamar. 

Ao todo são dez conselheiros tutelares eleitos e em vigência na cidade, sendo cinco membros em cada um dos conselhos. A nova eleição para os conselhos está prevista para o dia 03 de março de 2013.

SECOM - Cabedelo

Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180