Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Secretaria de Trabalho, Ação Social e Mulher realiza curso de capacitação para candidatos a Conselheiros Tutelares.
27/1/2013 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Foto: Elias Martins

Qualificação para quem vai assumir cargo de conselheiro

A Secretaria de Trabalho, Ação Social e Mulher realizou recentemente, um curso de treinamento para candidatos a Conselheiros Tutelares. Estiveram presentes neste evento, os atuais membros dos Conselhos (Setores I e II) e alguns candidatos à nova gestão.

De acordo com os organizadores, o curso visa promover uma melhor qualificação para quem vai assumir um cargo e para quem já esta ocupando um deles. Para a secretária de trabalho e Ação Social, Vanda Ligia Silva de Lucena, o curso foi de extrema importância para o aumento do conhecimento social de todos os candidatos e também para aprofundarem a capacidade de agir de forma correta durante o mandato de Conselheiro Tutelar, pois um dos pontos discutidos durante o curso foi os programas sociais existentes para auxiliarem os conselheiros a desenvolverem um trabalho mais amplo, justo e com resultados positivos.

O curso foi dirigido por Jean da Silva dos Santos, que atua já faz um bom tempo no Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Para ele, é de fundamental importância que cada candidato conheça previamente o sistema de trabalho com o qual se pretende trabalhar e além disso conhecer de forma abrangente a legislação vigente para promover um trabalho com dedicação e qualidade.

Uma das participantes do evento, a conselheira Telma Ladislau Dornelas, falou que o curso serviu para que todos pudessem ver de perto a realidade do trabalho de um conselheiro tutelar e entenderem melhor a nova legislação vigente que beneficia o trabalho dos conselheiros. 

Sobre o Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar surgiu com o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), e é um órgão público, permanente e autônomo, eleito de forma direta pela população. Cada cidade deve existir pelo menos um Conselho Tutelar e seus membros devem zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e adolescente, ajudando a esclarecer e resolver casos de maus tratos, exploração sexual, espancamentos, negligencia, exploração do trabalho infantil, entre outros.

Atualmente existem dois Conselhos Tutelares na cidade de Cabedelo. O Conselho Tutelar Setor I, que é responsável por ações nos bairros do Centro até Camboinha I e o Conselho Tutelar Setor II que é responsável pelas ações nos bairros do Recanto do Poço até o Salinas Ribamar. 

Ao todo são dez conselheiros tutelares eleitos e em vigência na cidade, sendo cinco membros em cada um dos conselhos. A nova eleição para os conselhos está prevista para o dia 03 de março de 2013.

SECOM - Cabedelo

Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180