Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Secretaria de Saúde realiza Campanha contra a Hanseníase
30/1/2013 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Foto: Daniell Mendes

Hanseníase é uma doença infecciosa, de evolução crônica

A Secretaria de Saúde de Cabedelo realizou nesta quinta feira (28), a Campanha contra Hanseníase. O evento aconteceu nas estações ferroviárias do Centro, Jardim Manguinhos, Jacaré, Poço e Renascer. O Trem da Saúde contou com o apoio da CBTU e teve como objetivo informar a melhor forma de prevenir e identificar a doença.

Profissionais do Programa Saúde da Família, do Núcleo de Apoio à Família, Educadores Físicos, além dos integrantes do Grupo de Roda de Samba do Centro de Apoio Psicossocial, participaram da ação. A equipe realizou trabalho de conscientização através de folhetos explicativos, além de palestras com profissionais especializados que falaram sobre a forma de contágio, sintomas, prevenção e tratamento da hanseníase.

A coordenadora do evento Alecsandra Bezerra Monteiro Oliveira, ressaltou a importância do diagnóstico precoce. “Uma mancha com alteração de sensibilidade, pode ficar até três anos sem incomodar a pessoa. Então a qualquer visualização de manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com perda ou alteração de sensibilidade, e ou sensação de formigamento ou diminuição da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato, deve-se procurar imediatamente uma unidade de saúde”.

Segundo dados da Gerência de Vigilância em Saúde de Cabedelo,  no ano passado foram diagnosticados 10 casos da doença no município. E, em 2011 foram 18  casos confirmados.

A Campanha faz parte do calendário do Ministério da saúde e integra  a Semana Nacional de Combate à Hanseníase.

Hanseníase é uma doença  infecciosa, de evolução crônica (muito longa) causada pelo Mycobacterium leprae, microorganismo que acomete principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo.

SECOM - Cabedelo

Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180