/Pacientes com Glaucoma voltam a ser assistidos pela Prefeitura Municipal de Cabedelo

Pacientes com Glaucoma voltam a ser assistidos pela Prefeitura Municipal de Cabedelo

A Prefeitura Municipal de Cabedelo reativou o atendimento a pacientes com Glaucoma, que estava suspenso desde o começo do ano. Atualmente, o município assiste 330 usuários que precisam desse tratamento.

A partir de agora, os portadores de Glaucoma terão toda assistência necessária para diagnóstico e tratamento, através da clínica oftalmológica Saulo Freire. O acompanhamento será feito através de consulta, exames e entrega dos colírios prescritos pelo médico.

“A clínica já enviou o agendamento para a Secretária de Saúde. Vamos iniciar o contato telefônico com os pacientes que eles compareçam setor de Regulação e recebem o encaminhamento para a o atendimento”, detalhou o secretário de Saúde, Murilo Wagner Suassuna.

Mais informações podem ser obtidas na Sescab, pelo telefone (83) 3250.3260.

Glaucoma – O glaucoma é uma doença ocular caracterizada por alteração do nervo óptico que leva a um dano irreversível das fibras nervosas e, consequentemente, perda de campo visual. Essa lesão pode ser causada por um aumento da pressão ocular ou uma alteração do fluxo sanguíneo na cabeça do nervo óptico.

A doença é considerada como a principal causa de cegueira irreversível no mundo, e isso ocorre por ser um quadro que não apresenta sintomas em grande parte dos casos. O Glaucoma pode estar presente e a pessoa não percebe causando uma piora do quadro e progressivamente uma lesão irreversível do nervo que, por sua vez, afeta o campo de visão.

Segundo alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS), são registrados 2,4 milhões de novos casos de glaucoma anualmente, o que totaliza 60 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Glaucoma, a doença atinge 2% dos brasileiros acima dos 40 anos, o que equivale a cerca de 1 milhão de pessoas.

Secom Cabedelo