/Passeata do bebê lembra cuidados e importância do brincar na primeira infância

Passeata do bebê lembra cuidados e importância do brincar na primeira infância

Com o objetivo de mobilizar e conscientizar a comunidade para a importância da proteção integral à primeira infância, fase que vai do nascimento até os 6 anos, a Secretaria de Educação de Cabedelo (Seduc) realizou, nesta sexta-feira (28),  uma passeata, dentro das ações previstas para a VI Semana do Bebê, que saiu da Praça José Américo em direção à Praça Getúlio Vargas. O encerramento oficial da Semana será na próxima terça-feira (2), com  entrega dos prêmios aos vencedores do Concurso Cultural.

Cerca de 250 pessoas, entre alunos, responsáveis, professores e cuidadores das creches Ádamo Klinger, Alexia Luana, Santa Catarina, Pequena Princesa, Pequeno Príncipe, e das escolas Antonio Viana da Silva, Altimar Pimentel, Damásio França de Macedo e Adjuto Carlos de Morais saíram em caminhada pelas ruas da cidade, chamando a atenção da população para o cuidado com a primeira infância.

A iniciativa, que teve como tema “Bebê feliz é bebê protegido”, envolveu 9 creches e 12 escolas do município que ofertam educação infantil e ensino fundamental. Durante toda semana, foram desenvolvidas várias atividades nas escolas e creches para pais e crianças, como oficinas de brinquedos, concursos de fotografia, palestras e rodas de conversas, destacando o cuidado com a criança para que ela cresça bem e segura.

“Neste ano, nós priorizamos trazer os pais para dentro das instituições de ensino, a fim de conscientizá-los desse importante papel da família e tivemos um bom retorno. Aproveitamos esses momentos para compartilhar com eles a proteção integral os direitos da criança, a afetividade e o desenvolvimento de competências para a vida, como o saber ser e saber viver. Além das atividades nas escolas, uma das maiores conquistas esse ano foi conseguir o início da tramitação do projeto de lei municipal que institui a Semana do Brincar.”, explicou Nadja Santos Araújo, articuladora do Selo Unicef em Cabedelo.

A Semana do Bebê é uma das iniciativas que mais mobiliza a comunidade estudantil durante o período letivo. Cerca de 400 profissionais (professores, cuidadores, profissionais de educação física, auxiliares de sala, gestores e supervisores) se envolveram no desenvolvimento das atividades. Uma das ações que mais chamaram a atenção foi o projeto desenvolvido pelas creches “Espelho, espelho meu, quem é mais curioso do que eu?”, em que foram trabalhadas diversas habilidades dos pequenos, desde contação de histórias, preparação de receitas e degustação à confecção de desenhos para uma exposição.

“Esse foi um dos melhores projetos de que eu já participei, mexeu com os cinco sentidos, bem completo. Eles se envolveram bastante nas atividades. Foram contos de fada, o conhecimento das cores primárias e pintura de desenhos para depois montarmos uma exposição, culinária, dança… Foi muito bom trabalhar com eles e ver que estavam participando e gostando.”, declarou Francisca Deusivânia, professora da creche Pequena Princesa.

Para os pais que atenderam ao chamado e participaram das ações, ficou o aprendizado sobre a importância da família no desenvolvimento da criança.

“Achei muito boa a programação da semana, porque chamou os pais para dentro das escolas para participar das vivências. Foram muitas atividades boas, como a confecção de brinquedos e de resgate de brincadeiras, que aproximam mais a família.”, finalizou Dandara Gomes, mãe da pequena Hana Gomes, que estuda na creche Pequeno Príncipe.

Secom Cabedelo