/PMC inicia programação cultural em homenagem ao padroeiro da cidade

PMC inicia programação cultural em homenagem ao padroeiro da cidade

Cabedelo deu início, nesta quinta-feira (7) às comemorações ao Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da cidade. A programação cultural e religiosa segue até o domingo (10), dia do padroeiro.

As atividades acontecem na Igreja Matriz, sempre às 19h, e, logo em seguida, na Praça Getúlio Vargas, e contam com todo apoio logístico e estrutural da Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC). A abertura das comemorações contou com apresentações do grupo de dança Luz e Cor, do Centro de Convivência dos Idosos (CCI) do Ipsemc; da turma Básico I do Balé Municipal e da Lapinha do grupo de terceira idade Eneida das Neves Monteiro.

A programação segue nesta sexta-feira, com a Santa Missa às 19h e apresentações do Balé Municipal e do Grupo de Chorinho Os Prateados.

Para os dias de celebração, a PMC cedeu estrutura de palco, iluminação, tendas para as barracas beneficentes e cadeiras para os espectadores. Além disso, o evento conta com o apoio logístico das secretarias de Comunicação, Cultura, Mobilidade Urbana, Segurança e Infraestrutura.

“Esse é um momento de fé e de congregar esse povo de Deus. A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é uma tradição muito antiga trazida ao Brasil pelos jesuítas, onde os primeiros núcleos de devoção foram fundados em Recife e São Paulo antes de se espalhar pelo Nordeste. Sendo assim, em meados de 1900, através de um grupo de oração criado na Catedral de Nossa Senhora das Neves em João Pessoa, essa fé foi trazida ao povoado de Cabedelo. Por isso essa devoção é anterior à Paróquia, à Igreja Matriz e, consequentemente, ao município, haja vista que o apostolado da oração do Sagrado Coração de Jesus foi fundado em 1905 aqui nesta cidade. A partir do momento que nós conhecemos a nossa história também conhecemos a nossa identidade cultural, por isso os jovens devem estar mais atentos a sua fé e a sua paróquia e procurar identificação no Coração de Jesus ,que é sempre jovem”, pontuou o Padre Evandro Belarmino.

Programação – Com o tema “Coração de Jesus, Esperança e Luz”, a festa será realizada de 7 a 10 de junho e a programação religiosa terá celebração da Santa Missa a partir das 19h até o sábado (9); e uma programação mais completa no domingo (10), a partir das 9h, incluindo a procissão (16h), duas celebrações (9h e 17h) e uma feijoada beneficente (10h).

Secom Cabedelo