/PMC realiza 1ª edição do Tenda Cultural com homenagens às mães e resgate à cultura local  

PMC realiza 1ª edição do Tenda Cultural com homenagens às mães e resgate à cultura local  

Uma noite de resgate à cultura cabedelense. Foi assim a primeira edição do projeto Tenda Cultural, promovido pela Secretaria de Cultura (Secult) neste sábado (12). Com uma homenagem ao Dia das Mães, celebrado hoje (13), o evento aconteceu na Praça Getúlio Vargas e contou com a presença do prefeito Vitor Hugo e da população cabedelenses, que prestigiou e se emocionou com a iniciativa e com a lembrança às mães da cidade, representadas, na ocasião, pelas mulheres da Nau Catarineta.

O Tenda Cultural faz parte do Plano de Ação Cultura Viva, desenvolvido pela Secult, com o objetivo de incentivar e promover um encontro das diversas vertentes culturais do município. A intenção do projeto foi iniciar o movimento na Praça Getúlio Vargas pela importância do local para a cidade. Nas próximas edições, percorrerá diversos bairros, com uma temática diferente a cada mês.

Nesta 1ª edição, o projeto levou à Praça apresentações culturais da Escola de Ballet e Dança do Município de Cabedelo; dos atores Heráclito Cardoso – que recitou o poema “Menino Jesus”, do poeta português Fernando Pessoa; e Alessandro Tcche interpretando a personagem cômica Dona Socorro. A noite também contou com as apresentações musicais de Marcos Alcântara com Lineker Diego e do grupo de chorinho Os Prateados.

“Na noite de hoje vemos nascer novamente a cultura e a esperança do povo de Cabedelo. E temos a oportunidade de reconhecer que nossa cultura é riquíssima com tantos talentos que existem na cidade e que, por muito tempo, não foram valorizados como deveriam. Deus me deu a missão de conduzir os destinos desta cidade e também de apresentar uma equipe tão competente quanto essa da Secult, que ainda tem tanta coisa linda e emocionante para desenvolver e resgatar a cultura do povo cabedelense”, destacou o prefeito Vitor Hugo.

Aproveitando o tema do projeto – Dia das Mães – o prefeito fez questão de deixar sua mensagem a todas as mães cabedelenses.

“Quero felicitar todas as mamães do mundo, em especial as cabedelenses. Mãe é algo único em nossas vidas e merece tudo de melhor, não somente em um dia, mas durante toda a vida. Pois elas são significado de amor. Desejo a todas um dia muito especial”.

Na Praça, também foi montada uma feirinha de artesanato com a participação de empreendedoras e artesãs cabedelenses, como também uma pracinha de alimentação.

O secretário de Cultura, Igobergh Bernardo, satisfeito com o sucesso do evento, comentou sobre os objetivos da Tenda Cultural. “A ideia é de inserção social dos movimentos culturais nas ruas e nos bairros de Cabedelo, promovendo interação entre os diversos segmentos. O projeto acontecerá mensalmente e abrangerá dança, música, teatro, artesanato e as mais diversas vertentes populares de uma cultura que estará sempre viva e ativa”, destacou.

Quem saiu de casa à noite e foi prestigiar o evento, aplaudiu a iniciativa e vibrou com a volta de ações que destaquem a cultura de Cabedelo.

“Eu achei uma excelente iniciativa. A cidade estava precisando desse tipo de evento e que o jovem pudesse interagir e se integrar com a cultura da cidade. Também é interessante para os artesãos e empreendedores fazerem parte dessas ações, para que a comunidade possa conhecer o nosso trabalho. Parabenizo a Prefeitura Municipal por essa realização”, disse Bianka Martins.

“Achei tudo bonito. Deus abençoe para que esses eventos continuem acontecendo. Como mãe me sinto prestigiada e feliz”, completou a dona de casa Aparecida Carvalho.

Homenagens – As grandes homenageadas da noite – as mães cabedelenses – foram representadas pelas mulheres da Nau Catarineta Feminina e do grupo cultural da Terceira Idade Eneida das Neves Monteiro

Quem também foi homenageada pela Secult durante o evento foi a mestra Cultural Têca do Coco, que recebeu, emoldurada num quadro, a cópia da recém promulgada lei municipal 1.890/2018, que instituiu o Dia Municipal do Coco de Roda e Ciranda”, a ser celebrado em 22 de novembro.

São João – Durante o Tenda Cultural, o prefeito anunciou a realização do São João em Cabedelo. Serão sete dias de festa, resgatando a tradição junina na cidade.

“Faremos o São João de 23 a 29 de junho, com foco em um São Pedro mais  fortalecido, pois durante a noite de São João não podemos competir com outros grandes eventos. E ainda teremos uma estrutura especial no local do evento para as pessoas acompanharem aos jogos do Brasil na Copa do Mundo”, adiantou.

  

Secom Cabedelo